A gaúcha conta quais valores do publicitário norte-americano inspiram seu trabalho na Leo Burnett

Maria Paula, a Marie, se formou em publicidade e propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e é pós-graduada pela Fundação Getulio Vargas. A gaúcha iniciou sua carreira como redatora publicitária no Rio Grande do Sul e conta que seu encontro com a publicidade e toda a sua carreira foi “amor à primeira vista”.

Após anos de experiência no sul, Marie deixou sua cidade natal e família para se aventurar ainda mais no universo da publicidade. Aliando criatividade e estratégia, Marie chegou na agência Leo Burnett para aliar duas paixões: criatividade e estratégia.

“Eu já tinha feito freela um tempo antes na Leo quando eu cheguei em São Paulo, depois de um tempo me chamaram para atender Nivea e então, fui promovida”, lembra Marie.

Hoje, ela é responsável por toda área de planejamento como diretora e conta com orgulho que seu TCC na universidade foi sobre a Leo Burnett e é uma honra fazer parte da agência tantos anos depois.

“A Leo não me escolheu por acaso e eu não escolhi a Leo por acaso. A gente se escolheu porque temos valores muito parecidos.”

Pensando nos valores da Leo Burnett, deixados pelo publicitário norte-americano e fundador da agência, carinhosamente chamado de Seu Leo pelos colaboradores, Marie destaca três frases que a motivam e norteiam seu trabalho no dia a dia.

"Somos pessoas conversando com pessoas, e é isso que deve continuar correndo por entre nossos dedos.”

A publicitária acredita que realmente trabalha em uma área na qual existem pessoas conversando com pessoas e essa convicção não pode se perder. “Independentemente do canal que você vai conversar, é sobre o comportamento humano, é sobre hábitos, é sobre a relação de pessoas com marca e sobre a relação entre pessoas”, explica.

“A curiosidade sobre a vida em todos os seus aspectos, creio eu, ainda é o segredo das grandes pessoas criativas.”

A segunda frase de Seu Leo fala sobre curiosidade sobre a vida. Para ela, o interesse pela vida é o maior segredo. “Quando a gente vive isso e tiramos daí alguns insights, encontramos a maior riqueza em termos de direcionamentos estratégicos”, conta Marie.

“Planeje com antecedência, mas mantenha a flexibilidade.”

Por fim, Marie conta que essa é a frase que mais se relaciona com o cotidiano de trabalho dela - e é a frase mais atual de Seu Leo. “Por mais que a gente trabalhe com estratégia e precise, sim, pensar em uma marca a longo prazo, a gente pensa o quanto é importante ter flexibilidade. Às vezes a gente precisa contornar novas rotas sem entrar em pânico”.

Marie destaca o legado de Seu Leo e todo seu cuidado para transformar a agência em um ambiente saudável e inspirador.

Além disso, ela diz também que sente muito orgulho do dia que foi promovida. “Eu senti muito orgulho em ver que as pessoas estavam reconhecendo meu trabalho e estavam confiando em mim para dirigir muitas pessoas”.

Para o futuro da Leo Burnett e da publicidade, Marie acredita que as frases do Seu Leo continuarão fazendo sentido. Como oportunidade na área, cuidar das pessoas e da relação das empresas com as pessoas é essencial. “Assim, acho que podemos tornar esse mercado mais humano, forte e emocionalmente saudável”, conclui.