A Pande, agência de design especializada na gestão de marcas e comandada pelos sócios Marta Cardoso, Fernando Faria, Gisela Schulzinger, Marco Ruotolo, Cristina Cardoso e Gian Franco Rocchiccioli, anunciou a contratação de seis profissionais e a expansão de sua atuação para países da América Latina, como Peru e Colômbia, e da África, caso de Costa do Marfim. Fruto de um bom ano em 2013, quando a agência cresceu 30% em faturamento, fechando o ano com R$ 6,5 milhões, e conquistou contas como Arcor, Mars, Friato, Karsten, Restaurante America, FTD, USE Móveis, entre outras.
Segundo Rocchiccioli, também diretor de estratégia da Pande, a agência tem um plano de internacionalização visando estar, até 2017, entre as 10 mais reconhecidas e valorizadas empresas de design da América Latina. “Temos acordos operacionais em Fortaleza e Curitiba, e agora também nesses três países. O próximo passo é ter uma agência local no Peru e na Colômbia”, adianta. “A gente entende que nos países latino-americanos existem empresas com o perfil que a gente busca como cliente”, justifica.
Para acompanhar o novo porte da empresa, seis contratações vêm aumentar o time de 50 profissionais da agência. Ivone Harrison (ex-Vivo e Nabisco) chega para ser gerente de projetos estratégicos; Vinicius Reis (ex-designer da MTV Brasil) e Ana Pierro (ex-Design Absoluto) reforçam a área de criação; Cristine Bonotto (ex-Coca-Cola, DPZ e Ogilvy) e Roberta Freitas (ex-Kong Rex) ingressam no time de gerentes de atendimento; e Alessandro Barbosa (ex-Nuato Comunicação) entra para a área de revisão.
O grande número de contratações faz parte do plano de consolidação da Pande, baseado em oferecer aos clientes soluções que promovam uma combinação sinérgica entre criatividade, estratégia e inovação orientadas às necessidades de cada cliente. “Além do design, entregamos criatividade, estratégia de negócio e inovação. A base da nossa internacionalização é oferecer essa tríplice entrega. Para isso é importante o investimento em talentos humanos”, diz Rocchiccioli.
Entre os trabalhos mais recentes estão o redesign da embalagem de La Frutta, bem como a nova identidade da linha de sorvetes Nestlé, além da construção do plano estratégico de internacionalização da moda brasileira para Apex Brasil e a construção da marca, naming e identidade de Tres, marca do Grupo 3Corações.