Na última palestra do 2º Encontro de Redação Publicitária de Paraty (RJ), o presidente da Santa Clara, Fernando Campos, afirmou que decretar o fim dos filmes de 30 e 60 segundos é precipitado. Para ele, a hora é de voltar a contar boas histórias. “A visão apocalíptica do fim dos filmes de 30 segundos surgiu com a forte penetração da web. Mas o último rating de audiência da Nielsen nos Estados Unidos registrou aumento da mídia televisiva, inclusive em comerciais”, afirmou. A conclusão do publicitário é que as novas mídias não são realmente excludentes. Só aumentam o número de canais. “A web que parecia ter vindo para substituir a TV, veio para somar. Agora estamos saindo da infância da web”. O caminho a seguir, sugeriu o criativo aos estudantes participantes do encontro em Paraty, é o de voltar a contar boas histórias na web e em outras mídias. “Se você está se aproximando apenas das novas mídias, vá para um laboratório de tecnologia. Criação é contar boas histórias. Vamos ouvir as histórias da vida”, desafiou Campos.

O criativo da Santa Clara (agência que conquistou leão de bronze em Filme para a Discovery Channel, em Cannes neste ano) também mostrou ao público o site El Ojo.com.br que traz questões  bem-humoradas sobre o Festival El Ojo Iberoamericano, que ocorre nos dias 19 a 21 de novembro, em Buenos Aires. A agência brasileira refilmou em espanhol o premiado “O primeiro sutiã”, da Valisere. Na animação, a personagem Camila sofre as dificuldades da adolescência solucionadas por um implante de silicone. Uma das questões do site El Ojo no Brasil é “o segredo então é filmar tudo de um jeito argentino?”. O site provoca os publicitários do País vizinho, que levou Grand Prix em Integrated com campanha para Axe.

No final da tarde, a Alap (Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade) homenageou os publicitários Alex Periscinoto (SPGA) e Mauro Matos (Contemporânea) que receberam o prêmio Jeca Tatu.Os eventos representados pela Alap são o Festival de Gramado, a 4ª edição do Festival Internacional de Publicidade em Bem Público (Cuba, dezembro de 2007) e o 8º Festival Internacional de Publicidade em Língua Portuguesa (Lisboa, outubro 2007). A 2ª edição do Encontro de Redação Publicitária de Paraty encerra neste sábado (4) com festa para convidados no bar Paraty 33. O presidente da Alap, Jomar Pereira da Silva Roscoe, considerou o encontro extraordinário. “Foi muito rico de conteúdo”, afirmou. Em relação à edição de 2008, preferiu cautela. “Ainda não definimos o formato. Depende dos patrocinadores.”

Sandra Silva, de Paraty