Azar? Campanha atual da Adidas mostrava justamente os dentes de Suárez

 

Punido pela Fifa com nove jogos internacionais e quatro meses de afastamento do futebol por conta da mordida em Giorgio Chiellini durante o jogo entre Uruguai e Itália, o atacante Luis Suárez vê a sua ação gerar ainda mais repercussão fora de campo. No segundo tempo do duelo válido pelo Grupo D da Copa do Mundo, o camisa 9 uruguaio mordeu o zagueiro italiano. Embora o juiz nada tenha feito, o comitê disciplinar da Fifa decidiu o destino de Suárez nesta quinta-feira (26), e o fato afetou diretamente o seu relacionamento com as marcas com as quais tem contrato.

A Adidas divulgou um comunicado favorável à decisão da Fifa, da qual também é patrocinadora, e afirmou que a imagem de Suárez não será mais usada em ações publicitárias durante a Copa do Mundo. “Não aprovamos o comportamento recente de Luis Suárez e nós o lembraremos uma vez mais do alto padrão que esperamos de nossos jogadores. Não temos qualquer plano de usar Suárez para qualquer atividade extra de marketing durante a Copa de 2014”, informou por meio de nota.

O contrato do astro do Liverpool com a marca alemã termina ainda neste ano e pode não ser renovado por conta deste incidente. Outra patrocinadora do atleta, a 888Poker já anunciou a intenção de rescisão, ao dizer que irá “rever sua relação” com Suárez por não tolerar o seu comportamento.

Brincadeiras

Além da repercussão negativa, muita gente e muitas marcas aproveitaram para brincar com o fato. Como uma dentada remete imediatamente ao ato de comer, as empresas de alimentos foram as que mais aproveitaram: Mc Donald’s, Cinnamon Toast, Snickers, Barilla e Bud Light fizeram brincadeiras a respeito, e a febre atingiu até a MLB (Major League Baseball) e a casa de apostas Paddy Power (inclusive um norueguês ganhou 175 vezes o que investiu ao apostar que o avante morderia alguém no Mundial).