A cidade de Pelotas, no Sul do Rio Grande do Sul, sediou no final de semana passado o 4º SWP Pecha Kucha, evento sobre projetos digitais inovadores promovido pelo grupo SouWebPel. A iniciativa reúne profissionais da área para compartilhar cases de sucesso. “Este ano o propósito era apresentar histórias de profissionais, agências, cases”, explicou Leonardo Branco, da SWP.
O encontro mostrou diversos cases de profissionais da cidade que conseguiram atingir o sucesso em mercados nacionais e fora do Brasil. Pelotas é considerado um polo de desenvolvimento na área de TI. Um dos motivos é que a cidade tem seis universidades e cursos técnicos na área de tecnologia da informação, que acaba formando muita mão de obra.
Um dos destaques da programação foi a palestra de Andre Matarazzo, head de criação global da Flag. Ele mostrou um pouco da sua trajetória internacional e como é o mercado internacional. “Como eu já trabalhei em mais de seis países e tive uma carreira que passou por várias posições, de diretor de arte até empreendedor, eu resolvi focar em ‘mitos e verdade de uma carreira internacional”, disse.
Matarazzo disse que vale muito a pena passar uma temporada fora do Brasil, mas que ao mesmo tempo tem diversos fatos acontecendo no país que não acontecem em outros lugares do mundo. “Os brasileiros têm uma veia empreendedora e por isso nascem muitas coisas interessantes. Aqui existe um volume grande de startups, por exemplo. As pessoas inventam seus próprios negócios”, ressaltou.
Já diretora de criação da Agência Incomum, Gisele Treptow, a Gigi, apresentou o tema “A mídia social como ferramenta para compreender o consumidor”. Seguindo o formato do encontro, baseado no modelo japonês Pecha Kucha (20X20), a palestra contou com 20 slides que foram apresentados em 20 segundos cada um. Ela falou da estratégia digital desenvolvida pela Incomum para o Shopping Pelotas, sobre o lançamento do empreendimento. A campanha em questão foi planejada e executada pelo núcleo de mídias sociais da agência, cuja atuação vem crescendo e se destacando junto aos clientes.
“Lidamos com uma expectativa muito alta, porque tivemos diversos shoppings que não conseguiram abrir antes da chegada desta empreendimento. Mostramos como conseguimos adquirir confiança do público para fazer um bom trabalho. A estratégia foi de identificação com o pelotense usando muito as mídias sociais”, explicou.
O SouWebPel Agências Digitais nasceu no início de 2012, por uma iniciativa do publicitário Leonardo Branco, para reunir profissionais, agências e interessados no mercado digital da cidade. Objetiva a troca de ideias sobre conteúdo digital, aplicações e websites, além de divulgar vagas e eventos da região. Atualmente, conta com mais de mil membros envolvidos e 60 agências ou projetos digitais do município.