Mais do que uma enfermidade respiratória, a Covid-19 escancara uma doença social, que precisa do endosso das marcas para instituir novos comportamentos e recobrar o respeito às diferenças. Unanimidade entre os anunciantes ouvidos pelo PROPMARK, a humanização das mensagens se junta ao coro do crescimento explosivo dos canais digitais para instaurar, após a vacina, um trabalho capaz de garantir novos ares para as próximas gerações.

Roberta Vernaglia, vice-presidente de marketing da Accor América do Sul (Divulgação)

“2021 ainda será um ano difícil para o turismo, porém temos visto alguns sinais de recuperação importantes. O principal deles é a tendência conhecida como ‘bleisure’, mistura de turismo de negócios e lazer. Junto, temos os viajantes domésticos redescobrindo o Brasil. Para melhor atendê-los, a Accor tem apostado bastante no segmento lifestyle, além de ampliar os serviços nos hotéis, com room-office, long stay e dark kitchen. O marketing e a comunicação vêm para dar suporte, mostrando aos brasileiros que é seguro viajar, que o país tem destinos incríveis e que nossos hotéis estão preparados para atender a todos da melhor forma possível”

Ana Cecília de Paula e Silva, head de marketing Petz (Divulgação)

“Há tempos, fala-se muito do propósito das marcas e sua contribuição para a sociedade, mas a pandemia impulsionou esse pensamento e nos levou à prática. Acredito que esse movimento, que prioriza o olhar social e as boas práticas de sustentabilidade e governança, vai ganhar cada vez mais relevância no planejamento de comunicação e marketing. As marcas passam a ser mais cobradas por suas atitudes. O ano de 2021 chega para exercermos ainda mais ações que espelham e suportam os valores daqueles aos quais devemos servir – os consumidores. Seguiremos num contexto de colocar em prática idéias e soluções que façam, verdadeiramente, a diferença na vida das pessoas.”

Adriana Moucherek, diretora de marketing da Ajinomoto do Brasil (Divulgação)

“Em 2021, alguns hábitos adquiridos durante a pandemia devem permanecer, como o uso dos meios digitais para criar proximidade e a redescoberta do prazer de cozinhar em casa. Nossas marcas, líderes em diversas categorias, tiveram um papel importante em 2020, por trazerem praticidade e sabor para o dia a dia e oferecerem serviços, informação e conexão. Continuaremos a usar os meios digitais para promover as causas que acreditamos, como no projeto ‘Esquadrão do Amor Sazón’, que divulga e apoia o trabalho de ONGs relacionadas à alimentação, e o projeto ‘Mulheres que Têm Sede’, de MID, que apoia mulheres empreendedoras”

Alexandre Costa, presidente e fundador da Cacau Show (Divulgação)

“Estamos esperançosos em relação a 2021, a pandemia nos mostrou o quanto a nossa marca é amada pelo público, já que o início de tudo se deu na Páscoa. Porém, continuamos seguindo o lema de viver um dia de cada vez. Estamos em constante crescimento com os canais de e-commerce, delivery e venda direta. No e-commerce, por exemplo, tivemos um aumento de 2.000% no mês da Páscoa, chegando a atender 60 mil pedidos em apenas um dia, e acreditamos que o crescimento em receita continuará. A estratégia mais eficaz é humanizar as relações e entender profundamente a jornada do consumidor para, muito mais do que atendê-los, surpreendê-los”

Ana Paula Niemeyer, responsável pelo marketing da Aliansce Sonae (Divulgação)

“Estamos confiantes para 2021, observando um retorno dos consumidores de forma gradual e segura. Nossos shoppings são centros de relevância para as regiões onde estão localizados, e assumem cada vez mais um papel muito maior do que centros de compras, pois funcionam como hubs de soluções e conveniência para as cidades. O espaço físico permanece relevante para uma experiência completa, independente dos avanços do consumo digital, que hoje também faz parte do nosso dia a dia. A nossa presença digital está sendo construída, não só de forma estratégica, mas com capacidade de uso das ferramentas, dados e inteligência para conversão como nunca antes vimos”

Igor Puga, diretor de marketing do Santander Brasil (Divulgação)

“Teremos a potencial transição de controle da pandemia com a vacinação, mas a angústia e a euforia pela data tanto de início como de imunização em escala deixam muitas lacunas sobre o desenrolar do BTL no mercado de comunicação. No nosso setor, teremos no primeiro semestre o início do openbanking, que pode ter impacto semelhante ao PIX”

Yan Di, country-manager do AliExpress no Brasil (Divulgação)

“O novo ano será marcado pelo fim do isolamento social, mas nossos hábitos, que foram muito digitalizados em 2020, não retornam a seu status pré-pandemia. A integração de canais de venda online e offline deve se acelerar, bem como o crescimento de novas formas de comprar, como o live commerce e o social commerce. Acostumados com as facilidades do delivery, usuários devem exigir melhor experiência e menor tempo de entrega. Neste sentido, teremos em 2021, quatro voos fretados semanais, conectando compradores brasileiros com fabricantes e distribuidores em todo o mundo, contribuindo para a criação de uma verdadeira troca global de bens e serviços, uns dos legados positivos do ano tão desafiador que foi 2020”

Elizabeth Brandes, diretora comercial e marketing da Brandili (Divulgação)

“2020 mostrou que é fundamental ser resiliente e enxergar oportunidades em meio às adversidades. A Brandili está sempre buscando ferramentas para atualizar nossos processos e criar uma experiência cada vez mais completa com todos os públicos com os quais nos relacionamos. Sabe-se que o digital terá ainda mais espaço em 2021. Nós acreditamos que é possível estabelecer uma relação de confiança, cada vez mais sincera e duradoura, mesmo através de canais digitais. Assim, estamos desenvolvendo estratégias mais customizadas para nosso cliente como, por exemplo, o projeto Empreenda Brandili, que apresenta um modelo de negócio descomplicado, afinal, o reaquecimento do mercado virá do trabalho coletivo”

Marcelo Suárez, diretor de marketing das marcas BRF (Divulgação)

“A BRF vai triplicar de tamanho até 2030 e superar R$ 100 bilhões em receita anual, consolidando-se como empresa global de alimentos de alto valor agregado. A companhia está pronta para essa nova jornada de crescimento sustentável, graças à consistência da sua gestão, estratégia e vantagens competitivas (marcas, gente, transformação digital e excelência operacional na cadeia integrada).  Temos uma clara estratégia que é crescer com inovações para todas as ocasiões de consumo e diferentes perfis de consumidores (suínos de valor agregado; ready meals, snacks, spreads e novas fontes de proteína) e outros mercados com potencial de expansão”        

Caito Maia, CEO da Chilli Beans (Divulgação)

“As perspectivas para 2021 são boas, pois durante a pandemia a Chilli Beans tomou atitudes que deixaram a empresa mais produtiva e adaptada ao momento adverso. Os resultados vieram e a nossa projeção é ter um bom faturamento, mas tendo um custo menor. É inegável que o online teve um papel importante, por isso, reforçamos as estratégias nesse meio, com investimentos importantes em plataformas e e-commerce. Mas, independentemente do meio, o que vai fortalecer as marcas é ter um olhar mais humano e transparente com o seu cliente, focando na experiência e na mensagem”

Christina Larroudé, diretora de marketing da Camil Alimentos (Divulgação)

“Para 2021 apostamos em três tendências: saudabilidade, praticidade e gourmetização. Temos trabalhado de forma ativa essas linhas, principalmente através de nossa estratégia de conteúdo e brand entrentainment com lives, influenciadores para alavancar o PDV, gerando awareness dessas linhas com cross merchandising, e a produção de tabloides de forma a complementar a nossa linha de alto giro. Também será marcado por ações de marcas alinhadas aos seus propósitos”

Isabella Zakzuk, diretora sênior das marcas de beleza na P&G (Divulgação)

“As nossas marcas devem se pautar na construção de confiança. A comunicação a serviço do consumidor ganhou protagonismo e ainda mais espaço no online. Mas vejo que também temos o papel de apender novos formatos para todos os canais trilharem esse caminho de proximidade, diálogo e prestação de serviço”

Rennan Vilar, assessor especial de comunicação do Cartão de Todos (Divulgação)

“Em 2021, nosso objetivo é o crescimento exponencial. Queremos atender às necessidades básicas em saúde, educação, lazer e muito mais, para o dobro de pessoas que atendemos hoje. Neste cenário de pandemia e no cenário de pós-pandemia, a comunicação, o marketing e as relações no mundo digital serão ainda mais expressivas, imersivas e completas. Por isso, para o alcance do nosso objetivo, vamos adotar uma estratégia omnichannel, com as pessoas no centro de todo o nosso processo de comunicação e de marketing. Vamos mostrar para as pessoas que o Cartão de Todos está junto com elas e que juntos podemos mais”

Sandra Martinelli, presidente-executiva da Aba (Divulgação)

Em tempos de tanta instabilidade e imprevisibilidade, liderar as estratégias de marketing requer muito mais do que a capacidade de garantir o ROI, digitalizar experiências, prever comportamentos ou engajar pessoas. Em 2021, gerir marcas vai demandar empatia e o entendimento de que a maior e verdadeira transformação vai além dos investimentos em tecnologia. Ela só acontece com a reconstrução da cultura organizacional – mais ágil, inclusiva, sustentável e colaborativa. Foi o que aprendemos com o ‘Marketing Insights 2021’, da GoAd Media, em parceria com a ABA”

Sandra Castello, diretora de marketing e pessoas da DMCard (Divulgação)

“2021 será um ano de reconstrução. Uma nova realidade que unirá o que conhecíamos com o que nos foi apresentado durante a pandemia. Home office, menos tempo no trânsito, mais valor aos momentos em família, consciência do nosso papel na sociedade. Isso fará com que uma pessoa pense em todo o ecossistema no momento da decisão de compra, olhando além das características do produto ou serviço. A credibilidade das redes sociais tem sido questionada. Contudo, acredito que veículos e porta-vozes tradicionais e respeitados ganharão cada vez mais espaço. Além disso, a melhor estratégia de comunicação será a satisfação do consumidor”

Othon Vela, diretor de marketing de varejo alimentar do GPA (Divulgação)

“O ano de 2020 trouxe desafios a toda a sociedade. Para o Pão de Açúcar e o Extra, mantivemos como prioridade máxima a segurança de nossos clientes e colaboradores e, por isso, aceleramos projetos e investimentos para ampliarmos a nossa capacidade operacional. Por conta da covid-19, as compras online se tornaram essenciais. E os consumidores perceberam que é possível fazer compra de supermercado sem sair de casa e com a variedade e a qualidade de produtos encontrados nas lojas físicas do Extra e do Pão de Açúcar. Acreditamos que este é um caminho sem volta e vamos continuar acelerando os nossos projetos digitais para que os nossos clientes tenham cada vez mais opções, personalização e comodidade, junto de uma comunicação pensada com serenidade para um retorno gradual às atividades do dia a dia”

 Larissa Diniz, diretora de marketing LATAM da Hershey (Divulgação)

“O ano de 2020 foi um teste de estresse para organizações e marcas que buscam diferenciação e propósito que vão além de lucro. Em 2021 não será diferente. A pandemia nos tirou do modo automático e passamos a refletir nossas escolhas de forma profunda. Essa clareza de propósito transcenderá o contexto cultural e as marcas vão tomar mais riscos com conteúdos sobre sustentabilidade, inclusão de idade, gênero e raça. O diálogo digital será mais fragmentado, com múltiplos criadores de conteúdo. Portanto, os canais digitais devem contar com investimentos de 80% do orçamento de marketing das empresas e plataformas digitais como Tik Tok e Twitch vão se tornar mais proprietárias. O desafio pós-Covid é repensar o consumo em si. Reutilizar mais, desperdiçar menos e pensar a relação entre experiência e posse, à medida que cuidamos uns dos outros.”

Marcelo Trevisani, CMO da IBM Brasil (Divulgação)

Acredito que vamos começar o ano mais fortes, contando com a tecnologia para isso. Como tendências para 2021, aponto o uso de cloud, base para transformação digital; a colaboração entre humanos e inteligência artificial, que possibilita personalização em escala; e big data. O profissional de marketing deve combinar criatividade, dados e IA para encantar clientes e ajudá-los a crescer. O digital terá mais importância e uma estratégia eficaz é ter uma marca onipresente, que permita fazer negócios em qualquer lugar e que entregue a melhor experiência, com produtos, serviços e atendimento customizados.

Silvana Balbo, diretora de marketing do Carrefour (Divulgação)

“Os reflexos da pandemia ainda devem impactar bastante o comportamento dos clientes em 2021, especialmente na busca de opções e locais mais seguros para fazerem as compras, na vida mais reclusa dentro de casa e nos hábitos saudáveis que possam garantir maior imunidade contra o vírus. Em relação à comunicação, os canais digitais devem continuar ganhando importância, pois garantem maior eficiência aos anunciantes ao mesmo tempo em que permitem maior assertividade e personalização dos conteúdos. Devem se destacar as marcas que conseguirem conciliar propósito, empatia e excelência operacional”

Hermann Mahnke, diretor-executivo de marketing da GM América do Sul (Divulgação)

“Para a Chevrolet, 2021 já começa com otimismo e crescimento. O nosso mercado vem mostrando um ritmo maior do que o esperado. Este movimento também vem sendo impulsionado pelo e-commerce, que está surgindo na indústria automobilística e nossa marca já participa ativamente desta tendência. Isso atrelado à consolidação das estratégias de performance, digital vídeo e mensageria, alavancarão a marca Chevrolet no mercado brasileiro em 2021”

Vitor Bertoncini, diretor de marketing da RaiaDrogasil (Divulgação)

“A saúde preventiva e integral ganha muita força. Se 2020 foi o ano da consciência, 2021 será o ano da ação. E vamos fazer a saúde acontecer com muita ajuda do digital, que milhões de brasileiros incorporaram no dia a dia durante a pandemia. A farmácia assume a liderança desta pauta, usando a proximidade das lojas físicas para testes, vacinas e jornadas de saúde das pessoas; e os canais digitais para soluções de saúde e conveniência no dia a dia dos clientes. Do ponto de vista transacional, o cliente migra ainda mais para o online, e com a loja melhorando a entrega, seja como pick-up point, seja como centro de distribuição no bairro”

Rebeca Petrilli, gerente de marketing de Rexona (Divulgação)

“Com os desafios, vêm grandes aprendizados, e foi isso que vivemos em 2020. O cuidado com a saúde e bem-estar das pessoas sempre foi uma prioridade para nós e continuará sendo em 2021. A nossa perspectiva é que o mercado de higiene pessoal continue relevante dado a incerteza do contexto que vivemos, e por isso vamos continuar nos reinventando para oferecer a proteção que não abandona os brasileiros. Esse ano, nossa linha de sabonetes foi a primeira do Brasil com ação comprovada contra o vírus da COVID-19 e lançamos o portfólio de álcool em gel em diversos formatos. É isso que vamos continuar fazendo no próximo ano, estando ao lado dos consumidores em todos os momentos”

Carolina Braune, head de marketing do Grupo Ri Happy (Divulgação)

“Acreditamos que os consumidores em 2021 estarão mais ávidos do que nunca por criar conexões com marcas que tragam experiências genuínas através do profundo conhecimento do seu consumidor e propósito. Particularmente em brinquedos, as relações fortalecidas durante a pandemia levarão pais e cuidadores a se dedicarem ainda mais ao brincar e à família. Sobre os meios, com certeza o digital ganhará ainda mais força, sempre em busca de mais relevância nos conteúdos e menos interrupção, assim como a criação de comunidades genuínas nas quais as empresas possam criar um processo de “escuta ativa” para criar e melhorar sua comunicação, processo e produtos. E o influenciador dará definitivamente espaço aos “Creators”, uma parte fundamental da conexão com os consumidores”

José Cirilo, diretor-executivo de trade e marketing da Seara (Divulgação

“Estamos bastante otimistas pelo que vem pela frente. Estamos de olho nas tendências globais para trazer produtos inovadores, que surpreendam e atendam às necessidades dos nossos consumidores. E já queremos logo no início do ano apresentar cerca de 40 lançamentos. Pensando nos impactos da pandemia, vamos também oferecer soluções para aqueles que buscam opções de proteínas mais acessíveis.  Em relação às estratégias de comunicação, podemos adiantar que a marca será uma das patrocinadoras do BBB21. A nossa experiência com o programa este ano foi bastante positiva e nos ajudou a gerar ainda mais visibilidade de marca. Vamos trabalhar em diversas frentes de comunicação integrada, com TV e Digital, para continuarmos fazendo parte da rotina dos brasileiros em todas as ocasiões”

Frank Pflaumer, vice-presidente de marketing e comunicação da Nestlé (Divulgação)

“Em 2020, a atuação social da Nestlé foi priorizada através do propósito das nossas marcas, que apoiaram a sociedade, os mais vulneráveis e o pequeno varejo com o redirecionamento, no conteúdo e forma, nas ativações de marketing e comunicação. Esse olhar deve continuar forte em 2021, o ano do nosso centenário no Brasil. Um ano em que veremos o propósito da Nestlé – de revelar o poder dos alimentos para melhorar a qualidade de vida de todos – ganhar ainda mais protagonismo. Seguiremos nos reinventando, das experiências do consumidor à transformação digital, da inovação do portfólio ao e-commerce, dos programas de sustentabilidade à jornada de diversidade e inclusão”

Eduardo Campanella, vice-presidente de homecare da Unilever Brasil (Divulgação)

“Em 2020, enfrentamos um cenário atípico no qual todos tivemos de nos adaptar a uma realidade complexa e singular. OMO foi uma das marcas que lideraram esse movimento na Unilever, ouvindo os brasileiros e ampliando o seu portfólio para trazer mais segurança e cuidado para as famílias. Neste ano, acreditamos que os hábitos de higiene e limpeza se manterão como prioridade e estaremos ao lado das pessoas para ajudá-las com as melhores soluções. OMO tem em seu DNA o cuidado e o propósito de construir um mundo melhor. E é isso que queremos fazer ainda mais em 2021”

Ilca Sierra, diretora de marketing e comunicação multicanal da Via Varejo (Divulgação)

“Acreditamos que 2021 fortalecerá tudo o que já concretizamos. Seja nas lojas ou no comércio eletrônico, cada vez mais os consumidores vão interagir e comprar das marcas com as quais tenham verdadeira parceria. Inovação, comodidade, interação e segurança continuarão sendo fundamentais. A comunicação e o atendimento humanizados serão ainda mais valorizados. O trabalho de comunicação estreitará ainda mais a relação com os clientes, facilitando a vida e a jornada de todos os consumidores, os atendendo onde, como e quando eles desejarem”

Marcelo Miranda, vice-presidente comercial e de marketing da Iguatemi Empresa de Shopping Centers (Divulgação)

“Estamos otimistas com a vacina. Com mais segurança, a rotina caminhará para a normalidade. E essa volta será consolidada com a unificação do físico e do digital. Para nós, esse é o futuro do varejo. Seguiremos investindo na expansão do nosso e-commerce, o Iguatemi 365 para mais cidades do Brasil, e no modelo de negócio omnichannel”

Lívia Marquez, diretora de comunicação e mídia da Oi (Divulgação)

“A nossa vida se digitalizou de uma forma muito maior do que podíamos prever e a nossa comunicação passou a levar isso em conta. Continuaremos com a missão de criar experiências que impactem a vida das pessoas, dando acesso à internet de fibra ótica a milhões de brasileiros que precisam de estabilidade e velocidade em suas casas. Como o e-commerce tornou-se fundamental, a nossa obrigação é criar experiências fluidas nesse universo. Acreditamos que este novo momento de mercado exige uma nova forma de fazer marca e de se comunicar a partir de experiências concretas. O marketing de produto, a comunicação e a tecnologia precisam caminhar juntos”