Executivos das principais redes de TVs acreditam que vão enfrentar muitas dificuldades, ainda na carona da pandemia, que não acabou e deixa seu rastro de arrasa quarteirão.

Mas eles também enxergam oportunidades. A grande maioria deve continuar a aplicar verba em seus canais e no conteúdo para estreitar laços com o consumidor nas diversas plataformas. Também esperam ações contra pirataria e investimento no acesso à tecnologia.

Gustavo Grossmann (Divulgação)

“Em 2021, esperamos continuar com nossa proposta de investir no desenvolvimento de conteúdos de alta qualidade, provocantes e revolucionários. Nosso futuro é guiado pela inovação e estamos ansiosos para continuar envolvendo nossos assinantes com novas narrativas, explorando novos formatos criativos e perspectivas diversas
que envolvem nosso público além da tela. Nosso foco é continuar a fornecer valor e relevância incomparáveis para nossos públicos, em busca de histórias que sejam capazes de mudar o caminho do entretenimento várias vezes, permitindo-nos estreitar relações com os assinantes não só em nossa região, mas em todo o mundo.”
Gustavo Grossmann – head of general entertainment networks da WarnerMedia Latin America

Júlio Cargnino (Divulgação)

“Não tenho dúvidas de que 2021 será um dos anos mais desafiadores em função das transformações que devem acontecer no mercado de comunicação. As oportunidades serão gigantescas e nós, no Canal Rural, daremos continuidade a uma série de mudanças iniciadas ao longo dos últimos anos, responsáveis por transformar a emissora em uma multiplataforma com vários segmentos de público. Além disso, ampliamos nosso modelo de negócios, criamos novos produtos e serviços, como o marketplace Balcão Rural, e consolidamos um mix de entregas e oportunidades para o produtor rural, correspondente a alcance de quase
39 milhões de lares em todo o Brasil. Outro grande impacto será a implementação 5G no Brasil.
A tecnologia implicará na distribuição do modelo de TV aberta por satélite, conhecida como parabólica. Mas as mudanças serão positivas, com a adoção de sistemas novos ampliando a oferta de canais. No Canal Rural enxergamos isso com uma grande oportunidade. Por outro lado, teremos o avanço da banda larga, especialmente a via satélite. Com isso teremos a popularização da internet no interior do Brasil e em outras regiões, nos permitindo entregar muito mais conteúdo. Atualmente, somente 30% dos produtores rurais e fazendas no Brasil possuem internet.”
Júlio Cargnino – presidente do Canal Rural

Oscar Simões (Divulgação)

“Depois de cinco anos de crise econômica no Brasil e de um ano de pandemia, a TV por assinatura deve enfrentar outros desafios em 2021, mas também terá algumas oportunidades, certamente. Ao longo de 2020, apesar da queda na base de assinantes, a TV por assinatura teve ainda mais relevância, principalmente nos primeiros meses de isolamento social. Esse contexto demonstrou uma característica de essencialidade da TV paga que pode ser mantida para o futuro. Além disso, 2020 foi marcado também por novas formas de oferta de conteúdos por assinatura, inclusive por parte de players tradicionais de TV paga. Acreditamos que essa tendência deve continuar em 2021. Entretanto, o sucesso dos conteúdos audiovisuais por assinatura tem levado também ao aumento da pirataria, grave ameaça a essa indústria.”
Oscar Simões – presidente da ABTA

Daniela Mignani (Divulgação)

“Em 2021, a GloboNews completa 25 anos. São duas décadas e meia de compromisso com o jornalismo profissional, ágil e isento. O canal manterá seu espírito de movimento constante, olhando para o futuro, para as novas tecnologias, conectado com marcas parceiras e anunciantes. Desde o início da pandemia, por exemplo, mais de 500 marcas apostaram no canal, pela credibilidade da cobertura dos acontecimentos dos últimos meses. Queremos reforçar o compromisso de oferecer conteúdo relevante, formatos inovadores e uma cobertura ágil, clara e confiável. O conteúdo ao vivo será mais uma vez o carro-chefe – atualmente são 20 horas – e vamos continuar investindo na análise apurada de um time renomado de comentaristas, em programas especiais, e na produção de documentários como os que nos levaram à disputa do Emmy de Jornalismo nos últimos anos. Em 2021, um ano que promete ainda muitos desafios em várias áreas, queremos manter a conexão com o público que tornou a GloboNews o canal de TV por assinatura mais assistido de 2020 em São Paulo, considerado o principal mercado publicitário do país, com um desempenho 62% acima do ano passado, e o segundo no PNT. Foi o melhor desempenho da história do canal e trabalharemos para que o resultado seja ainda melhor em 2021.”
Daniela Mignani – diretora de negócios da Globonews e da unidade de variedades dos canais Globo

Flávio Lara Resende (Divulgação)

“Após um ano inédito, imposto pela pandemia de Covid-19, com importantes conquistas pela radiodifusão brasileira, 2021 se apresenta com uma agenda que também é um grande desafio. A Abert dará prosseguimento à pauta permanente da agenda estratégica, com ações que buscam corrigir a assimetria regulatória, que prejudica a competitividade do rádio e da TV no atual ambiente de convergência tecnológica, assim como a inclusão definitiva de nosso setor em projetos com foco em inovação e tecnologia. Como serviço de indispensável interesse social, o rádio e a TV devem ser uma indústria sempre aberta às inovações tecnológicas. E os resultados obtidos nos últimos anos mostram essa vocação. Temos como temas prioritários a conclusão do processo de migração do rádio AM para FM; o desbloqueio do chip FM nos aparelhos celulares; a revisão e desburocratização do marco regulatório do setor; a aprovação da PEC que elimina os limites à participação do capital estrangeiro nas emissoras de rádio e televisão; e, ainda, a aprovação do processo de migração dos serviços de TVs parabólicas da atual faixa para a banda Ku. Conseguimos, ao longo de 2020, avançar em pontos importantes, como a regulamentação da flexibilização ou dispensa do programa ‘A Voz do Brasil’, a aprovação, pela Anatel, da destinação de parte do saldo remanescente de recursos do leilão da faixa de 700 MHz para a digitalização dos sinais de televisão em pequenos municípios e distribuição de kits digitais às famílias de baixa renda.”
Flávio Lara Resende – presidente da Abert (Associação Brasileiras de Emissoras de Rádio e Televisão)

Walter Zagari, VP comercial do Grupo Record (Divulgação)

“Para 2021 eu espero que todos nós possamos manter o aprendizado e a experiência adquiridos em 2020, seja na vida pessoal e/ou profissional. Que tenhamos um ano mais feliz e estejamos preparados para encarar os grandes desafios da vida com sabedoria. Saúde, paz, sucesso, trabalho e vacina em abundância pra todos nós. Isso é o que eu desejo para 2021!”
Walter Zagari – vice-presidente comercial do Grupo Record