Pesquisa da PSafe apontou que 73.2% dos entrevistados não voltariam a fazer negócio com empresas que sofreram vazamento de dados

Uma pesquisa realizada pela PSafe apontou que 2 a cada 3 pessoas não voltariam a fazer negócios com uma empresa caso ela tenha sofrido vazamento de dados, o que representa 73,2% dos entrevistados.

Sobre companhias que tiveram dados vazados, 22,81% afirmaram que só seriam clientes se não tivessem outra opção e 3,99% responderam que continuariam comprando dessas empresas.

“O resultado desta pesquisa acende um alerta para as empresas, uma vez que sua sobrevivência depende de clientes e 85.28% das pessoas responderam ainda não confiar em empresas que tiveram dados e informação publicados indevidamente”, afirmou o CEO da PSafe, Marco DeMello.

Recentemente, empresas como Submarino, Americanas e MercadoLivre confirmaram o vazamento de dados de alguns de seus clientes, sendo que as duas primeiras chegaram a, inclusive, ficarem com seus sites fora do ar.

Na época, tanto a Americanas quanto o Submarino alegaram que sofreram um ataque hacker, mas que não tinha ‘evidência de comprometimento das bases de dados’ dos sites.

Já o Mercado Livre afirmou que um ataque cibernético comprometeu dados como nome, e-mail e telefone de aproximadamente 300 mil usuários do site, mas que não havia evidência de que sistemas de infraestrutura tenham sido comprometidos ou que tenham sido obtidas senhas de usuário, saldos em conta, investimentos, informações financeiras ou de cartão de pagamento.

O levantamento da PSafe também revelou que 74,01% das pessoas se sentem mais seguras em se cadastrar ou tornar-se cliente de empresas que garantam a proteção de dados.

“É absolutamente fundamental falarmos sobre prevenção aos vazamentos de dados, uma vez que temos visto que os incidentes são cada vez mais constantes”, enfatizou o CEO.

Do percentual que revelou ter ciência do vazamento de seus dados, a pesquisa revelou que 39.10% descobriu o vazamento com tentativa de golpes, enquanto outros 20.86% receberam notificação da própria empresa e 19.17% foram avisados ao realizar um login.