Assim como o aumento de renda e a disponibilização de um maior volume de crédito gerou um novo perfil de consumidor, responsável por impulsionar a economia do país, agora, com a renda corroída pelo aumento de preço e o poder de comprar cada vez menor, surge um novo modelo de comprador, com atitudes mais planejadas. De acordo com o estudo “Mudanças do Mercado Brasileiro”, realizado pela Nielsen, as pessoas estão em busca de um ponto de equilíbrio quando o assunto é consumo.
Segundo a pesquisa, 64% dos brasileiros afirmaram que para poupar diminuíram o lazer fora do lar e 13% estão economizando para pagar dividas atrasadas. Outro dado que demonstra a situação de atenção do consumo é a ida ao ponto-de-venda. Houve uma queda de 4,7% no número de visitas em 2014, em relação ao ano anterior, mas houve um aumento de 5,6% no ticket médio em cada visita, o que significa que as compras estão mais planejadas. As classes A e B estão puxando o consumo, diferente dos anos anteriores, que foram bastante impulsionados pelo fortalecimento da classe C.
Mais um dado do estudo foi o crescimento do chamado Cash & Carry, canal de atacado, que também vende para o varejo. Houve a abertura de 47 lojas no Brasil, com 1,4 milhão de lares que passaram a fazer compras neste canal em 2014. Segundo Mayane Soares, analista de mercado da Nielsen, o modelo é bastante favorecido pela vantagem financeira e acaba fidelizando os consumidores.
Outros dois canais que se destacaram foram o minimercado e supermercado, que também se beneficiaram com os itens a maios comprados a cada ida ao ponto-de-venda.