Idealização da campanha ‘Magic’ surgiu a partir do levantamento
Inspirada pelo crescente interesse do público por práticas ambientais e inovação, a Panasonic lançou, em agosto de 2024, a campanha ‘Magic’ marco do novo posicionamento da marca no país.
A estratégia, desenvolvida pela agência Repense, reforça os valores centenários da companhia japonesa, combinando sustentabilidade, tecnologia e benefícios práticos para o consumidor.
Caio Marques, diretor de produtos e marketing da Panasonic do Brasil, revela que a construção foi desafiadora.
“Definimos, juntos à Repense, o que precisamos escutar para traçar a estratégia. Realizamos uma grande pesquisa — algo que nunca tínhamos feito nesse nível com os consumidores.” Ele explica: “Fazemos muita pesquisa de produto, mas nunca tínhamos feito algo desse porte para a marca. Sou muito grato à Repense e a todos que participaram, porque foi um processo realmente colaborativo.”

O centro da campanha foi um filme embalado pela música ‘Every Little Thing She Does Is Magic’, da banda The Police. A atriz Mariana Ximenes, escolhida como embaixadora da marca por sua identificação com os públicos-alvo, protagoniza o filme dançando em uma casa equipada com os eletrodomésticos Panasonic.
“A Panasonic tem mais de 100 anos no mundo e mais de 50 no Brasil. Sempre buscamos melhorar a vida das pessoas.”, afirma Marques.
A campanha foi lançada em um evento exclusivo da Panasonic na Japan House, em São Paulo. A ocasião reuniu diretores de todas as áreas da empresa, além de clientes, revendedores, promotores da marca, influenciadores e imprensa. O evento, assim como o making of da campanha, teve cobertura do programa Reclame, do canal Multishow.
Com base em mais de cinco mil entrevistas e dados do TGI e da base de CRM, a Panasonic identificou seus diferenciais e traçou um plano até 2030 para se tornar a marca mais desejada do país.
A campanha já gerou resultados expressivos: crescimento de mais de 200% nos acessos ao site institucional durante a veiculação, aumento de 8 pontos na consideração de marca e o reconhecimento global com o prêmio LAS Award, entregue à operação brasileira pela matriz.
Segundo Marques, a construção desse posicionamento parte de um ponto-chave: “Usamos ferramentas como o Needscope, que mapeia arquétipos de marca. A Panasonic ocupava naturalmente o arquétipo ‘azul’, que representa autoridade no segmento. Isso nos ajudou a encontrar um território proprietário, o da tecnologia japonesa com toque de magia.”
Os próximos passos, segundo Marques, é que a campanha deve ter mais força no digital, inclusive no reforço do seguimento de secadores, que são produtos que vieram junto com o reposicionamento.
Secador Nanocare
Com tecnologia Nano-E, que promete hidratar os fios enquanto seca, o lançamento incluiu parcerias com a academia Bodytech, permitindo testes do produto no local.
“O mercado de secadores é marcado por preços baixos. A Panasonic lançou um modelo com tíquete acima de R$ 1.200 e altíssimo valor agregado. Foi uma ruptura intencional e bem-sucedida”, comenta.
A aposta agora está em ampliar o uso de dados para otimizar a campanha em tempo real. “Não vamos rever a estratégia, vamos refiná-la com base em resultados. Um bom dashboard nos ajuda a entender contextos e tomar decisões rápidas. Os números precisam falar”, reforça o executivo.
Com fabricação local em mais de 95% do portfólio e três plantas industriais no país (em Extrema, São José dos Campos e Manaus), a Panasonic alia inovação global à adaptação regional. “A tecnologia japonesa entra como herança. A produção é nacional, com adaptações pensadas para o mercado brasileiro, o que fortalece ainda mais nossa conexão com o consumidor”, finaliza.
Sustentabilidade
Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada em outubro de 2024, mostrou que 88% dos brasileiros adotam regularmente mais de cinco práticas sustentáveis em seu dia a dia e estão mais dispostos a consumir produtos que não comprometem o meio ambiente.
Para acompanhar essa tendência, além das ações de marca, a empresa também investe em responsabilidade ambiental com fábricas carbono zero e produtos de alta eficiência energética, como refrigeradores que consomem até 40% menos energia e lavadoras que economizam mais de 20 litros de água por lavagem.
Junto com parceiros, a Panasonic coleta e recicla geladeiras de qualquer marca, colaborando com a economia circular e evitando descartes irregulares. Os materiais reaproveitados retornam para a cadeia produtiva como matéria-prima, e o consumidor que solicita a retirada de uma geladeira antiga pode ainda receber 20% de desconto na compra de uma nova geladeira Panasonic.