Para comemorar o aniversário de São Paulo, o Estadão publica, na edição desta segunda (25), o resultado da pesquisa Tudo de Bom São Paulo, realizada em parceria com a Blend New Research, empresa que pertence à holding HSR. “A ideia era ir um pouco além do que sempre é avaliado, entender melhor o paulistano na prática. Sabemos que o Ibirapuera é o parque ícone de São Paulo. Mas qual o parque mais relevante para quem mora na Zona Leste? Tem o Parque do Carmo, por exemplo”, diz Marcelo Moraes, diretor de marketing publicitário do Estadão.
O estudo foi realizado por meio de um painel online com 1.500 questionários, totalizando 463 horas de entrevistas. Foram considerados participantes das cinco regiões da cidade subdivididas em nove sub-regiões para representar melhor algumas localidades específicas.
Entre as informações levantadas estavam temas como lazer, atividades físicas, alimentação fora de casa, mobilidade, religião, compras, cultura e entretenimento, entre outros. “A pesquisa verificou que tem diversas cidades dentro desta. Existe uma São Paulo mais próxima das pessoas, na região onde trabalham e residem”, conta Moraes.
A pesquisa levou em conta o perfil dos moradores, a influência dos imigrantes em cada bairro, o olhar das gerações, os destaques gastronômicos, as opções de lazer e a relação dos paulistanos com os shoppings. “Essa pesquisa é um conteúdo inédito sobre São Paulo e os paulistanos, mostrando detalhes e características de cada região, além da forma de o paulistano se relacionar com ela. São depoimentos de quem vive na capital e faz de São Paulo cada vez mais uma cidade compartilhada”, explica Lucas Pestalozzi, diretor de Negócios da Blend New Research.
O resultado da pesquisa será publicado no caderno especial de aniversário da cidade, que será encartado na edição de segunda (25) do Estadão e também distribuído nas ruas de São Paulo. Serão 100 mil exemplares gratuitos. Um site dedicado também trará conteúdo e matérias especiais produzidas para cada bairro ou região.