![]()
Com as missões Apollo, da Nasa, os Estados Unidos chegaram à Lua e lá fincaram a bandeira americana. Inspirada neste feito, a Petrobras quer celebrar o pioneirismo brasileiro em relação ao pré-sal e levar a bandeira do Brasil a 2 mil metros de profundidade. Esse é um dos objetivos da Missão Netuno, projeto desenvolvido pela empresa e pela NBS.
A ação, que faz parte da comemoração dos 60 anos da Petrobras, levará ao fundo do mar a bandeira do país e mensagens escritas por milhares de brasileiros dentro de uma cápsula que só será aberta novamente em 2023. A missão deve acontecer na segunda quinzena de setembro e todos os detalhes serão registrados em um minidocumentário que será exibido no site da Petrobras a partir de outubro, quando a empresa completa seis décadas de existência.
A NBS também assina campanha com filmes, anúncios de revista e jornal, spots e peças para internet para divulgar a iniciativa e convocar os brasileiros a enviar suas mensagens. A bandeira e a cápsula foram projetadas pela divisão de robótica do Cenpes, o Centro de Pesquisas da Petrobras.
Ficha técnica:
Direção de criação: André Lima e Eduardo Almeida
Criação: Eduardo Almeida, Bernardo Cople, Dennis Sieber, Felipe Mendes, Lucas Buléd, Thiago Fernandes e Vinícius Theodoro
Atendimento: Tatiana Soter, Danielle Portella, Marina Gouvêa e Larissa Ximenes
Planejamento: Tatiana Soter, Bruno Altieri e Bárbara Ferreira
Mídia: Fátima Rendeiro, Amália Machado, Dayse Pereira, Luciana Santos, Vanessa Alves, Ronny Alvarado e Luma Coutinho
RTV: Graziela Morgade, Mariana Hosannah e Nathália Dutra
Produção gráfica: Álvaro Edir
Aprovação pelo cliente: Wilson Santarosa, Luís Fernando Nery, Gustavo Ferro, Michel Chedid e Graciano Santos