Estudo mostra comportamento diferente do phablet

 

Entre as novas categorias de tecnologia, existe um híbrido entre tablet e smartphone: o phablet. Com tela de 5 a 7 polegadas e funcionalidades que mesclam os atributos de cada um, este dispositivo móvel apresenta crescimento – deve evoluir 600% em vendas até 2018 – e demanda um comportamento diferente por parte do consumidor. De acordo com um estudo da Opera Mediaworks, organização que possui um navegador posicionado para o mercado mobile, os estilos de mídia acessados via phablet são similares aos do smartphone, mas algumas peculiaridades lhe dão uma personalidade de acesso própria.

As redes sociais seguem dominantes em todas as telas, mas é nos phablets que elas ganham uma liderança de atenção ainda maior, sendo a categoria mais acessada em 53,8%  dos dispositivos, enquanto em smartphones esse índice não chega a 30% e em tablets, 15%. Entretanto, o dono de um phablet não usa tanto o aparelho para esportes, notícias e informações, como nos smartphones; nem fotos, jogos e vídeos, como nos tablets. Os horários de pico de utilização e entrega de mídia também são diferentes, com os phablets tendo mais tráfego pela manhã (9h-12h) e à noite (20h-22h).

Para a realização da pesquisa, foram medidos os dados da Opera Mediaworks, que acumula 500 milhões de usuários e 64 bilhões de acessos mensais. Foram considerados phablets dispositivos cinco a sete polegadas, como Samsung Galaxy Note, LG Optimus Pro e Sony Xperia Z.