O Pilão Senseo, sistema de café coado em sachês do Café Pilão – resultado de uma parceria da D.E. Master Blenders 1753 (antiga Sara Lee), detentora da marca, e da Philips, ambas multinacionais de origem holandesa –, trouxe para o Brasil a Pilão Senseo Viva Café, máquina já consagrada na Europa, além de apresentar sua nova linha de café. São três produtos baseados em cafés regionais do país: Mogiana (um pouco mais suave), Cerrado Mineiro (mais intenso) e Descafeinado; e outros dois aromatizados, Avelã e Vanilla (baunilha).
Segundo Ricardo Souza, diretor de marketing da companhia, o diferencial da máquina é oferecer um café coado – e não espresso – e com consistência cremosa. “Estamos entrando agora no Brasil com monodose, segmento que mais cresce no país, na base de 70% ao ano. E com esse diferencial, oferecendo o café que, segundo pesquisas, é o preferido do brasileiro: o coado. A nossa máquina é a única monodose do mercado que tem essa característica”, diz. “Esperamos com isso aumentar ainda mais nossa participação no mercado. Hoje Pilão é líder em cafés no país, com 13% de share”, completa.
Souza diz que Pilão Sanseo já existe na Europa desde o ano 2000. Nestes 13 anos, mais de 40 milhões de unidades já foram comercializadas em 15 países. “E sempre fazendo parcerias com uma marca de café local”, explica. Vice-presidente sênior para a área de consumo e estilo da Philips do Brasil, Cyro Gazola lembra que a parceria entre a Master Blenders e a Philips no país começou há dois anos. “Agora, para desenvolver a marca Sanseo, a Master se preparou para fazer a manufatura do sachê do café, enquanto nós temos planos de expansão para fabricar a máquina”, afirma.
Com isso, todos os produtos passam a ser 100% brasileiros. Nesses dois anos, o sachê vendido no país pela Pilão para a máquina era importado. “Também pretendemos democratizar o produto, vendendo o sachê a 60 centavos cada”, conclui Souza.
Campanha
O casal de atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert foi escolhido para protagonizar a campanha de lançamento de Pilão Sanseo no Brasil. No filme, criado pela JWT e cujo slogan é “Sinta-se Sanseo”, Fernanda aparece perguntando ao marido, enquanto ele prepara o café, se ele a ama. Hilbert, no ato, responde: “amo”. Não convencida, ela reforça: “mas ama ou ‘ama ama’?”. Ao final, enquanto tomam café, ele que diz: “Eu te amo”. E Fernanda volta a indagar: “mas ama ou ‘ama ama’?”.
Segundo Ricardo John, CCO da JWT, o roteiro foi praticamente uma cocriação com Fernanda e Hilbert. “Queríamos manter o máximo de veracidade para que eles realmente se identificassem e se sentissem confortáveis em encená-lo”, afirma. Para o criativo, a equipe criativa da agência buscou retratar a diferença do funcional do café para o sensorial do produto. “O café coado é mais intimista, não é algo corrido que você toma e dispara para fazer outra atividade”, diz.
John também exaltou “a química verdadeira dos atores”. “A intenção do filme não é só fazer com que o consumidor perceba que exista uma verdade nesta relação, mas também que o café é protagonista deste momento”. A campanha, intitulada “Casamento Perfeito”, começa a ser veiculada nesta segunda-feira (11), com inserções em TV aberta. O trabalho ainda inclui peças digitais para serem exibidas em sites segmentados de café, gastronomia, entre outros relacionados ao assunto, além de anúncios para mídia impressa.
A criação é de Renato Botelho, Fernando Duarte e Erick Mendonça, dirigidos por John, Fabio Simões e Erick Rosa. A produção é da BossaNovaFilms e Ultima Filmes, com direção de cena de Willy&Ale e Ronaldo Moreira. A trilha é assinada pela S de Samba.