Irmãos e sócios, Simon e Allan Szacher ajudaram a gerar mais de R$ 100 milhões em negócios ligados à criatividade desde 2005 (Divlgação)

O festival internacional de arte e criatividade Pixel Show será realizado pela plataforma Zupi.Live entre os dias 25 e 28 de novembro com a previsão de superar 42 horas de conteúdo originadas por 24 palestras e mais de 50 atividades gratuitas para estudantes, profissionais, empreendedores, empresários e criativos de todo o mundo.

A programação, acessível até o dia 10 de dezembro, inclui live arts, animação, sharp talks e oficinas voltadas para o design inclusivo. Já a feira será realizada no dia 28 de novembro no Cine Petra Belas Artes, em São Paulo, entre 10h e 17h. Pela primeira vez em formato pocket e com atividades presenciais – que estavam suspensas desde a quarentena imposta pela pandemia da Covid-19 – o evento é gratuito e tem capacidade para receber até 500 pessoas.

Serão cerca de 40 expositores, entre empreendedores, marcas autorais e artistas independentes, que lançarão produtos como esculturas, objetos de design e decoração, acessórios, roupas e publicações. A expectativa é alcançar cinco mil visitantes ao longo do dia. O local seguirá os principais protocolos de segurança da Covid-19, incluindo o monitoramento do fluxo de pessoas. O uso de máscara será obrigatório.

A feira contará ainda com o Espaço Tattoo, em um flash Day de tatuagem com alguns dos melhores tatuadores do país, além do Festival de Animação, que terá três sessões de 30 minutos cada, a partir das 11h, na sala Oscar Niemeyer, com capacidade para receber até 133 pessoas.

Cultura pop atrai público ao evento, que soma 960 horas de conteúdo em 16 anos (Divulgação)

Ilustração, design, games e tecnologia também envolvem o evento idealizado pelos irmãos e sócios Allan e Simon Szacher em 2005, quando recebeu 300 pessoas. A audiência saltou de quatro mil visitantes em 2008 para 53 mil participantes em 2019, última edição presencial. Em 2020, a primeira edição digital foi assistida por cerca de 100 mil pessoas – mesmo volume esperado para 2021 – em 70 países. No total, foram gerados mais de R$ 100 milhões em negócios e 960 horas de conteúdo nestes 16 anos.

Agora, o foco está nas mais diversas aplicações do branding “sempre fazendo a ligação entre as áreas”, comenta Simon Szacher, criador e organizador do Pixel Show, patrocinado pela 3M e Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo e copatrocinado pelo Leo Social. Outras marcas ainda estão em negociação.

Esta 17ª edição terá a presença do escultor alemão Julian Voss-Andreae, do designer gráfico holandês Thom Niessink e do diretor de criação norte-americano Bill Gardner. Entre os brasileiros, estão a artista visual Mariana Castello; o coordenador do curso de design gráfico da Miami Ad School Rodrigo Saiani; Fesq, artista especializado em NFTs; e Janaína Bernardino, designer de acessibilidade digital na Dasa.

Os ingressos para a conferência, no valor de R$ 180, estão disponíveis no site do festival. Mas já é possível também fazer uma assinatura. Pela primeira vez, o festival disponibiliza um plano anual com conteúdos exclusivos. Basic e Black são os pacotes ofertados no novo Clube Pixel Show, que já garante acesso ao festival, além de conteúdos exclusivos durante todo o ano. “Estamos testando uma plataforma de e-learning, que já é uma preparação para o retorno presencial em 2022”, antecipa Allan Szacher, curador e idealizador do evento.

No próximo ano, não haverá mais ingresso e o conteúdo gratuito será mantido. Mas para participar da conferência e de projetos diferenciados, o interessado precisará ser integrante do clube, com a vantagem de ganhar experiências especiais.