Já pensou em participar de uma reunião, palestra, treinamento ou evento por meio do próprio avatar dentro do universo virtual, onde você possa interagir com o anfitrião e/ou outros convidados? Essa é a proposta da nova plataforma Flex Universe, lançada pela Flex Interativa, empresa especializada em experiências digitais imersivas, com foco em conteúdo, estratégia e marketing.
Com o uso de recursos como avatares e áudio 3D, permitindo contato entre todos os participantes, a ferramenta também tem uma estrutura de gamificação e oferece um painel com relatórios de resultados e comportamento dos usuários, além de ações interativas dentro do ambiente virtual, que possibilitam a customização do cenário.
“A Flex Universe é a comunicação do real com o virtual. Hoje a palavra da moda é metaverso, que nada mais é que imergir no universo virtual. A realidade virtual leva o indivíduo para dentro do universo virtual, onde vai começar a corrida das marcas”, afirma o sócio da Flex Marcelo Rodino.
O executivo destaca que o interesse das marcas por criar experiências no ambiente virtual é crescente. “As pessoas querem interação. Em breve vamos ver grandes empresas criando o seu mundo virtual. O start dessa ferramenta veio durante a pandemia, pois as empresas poderiam criar suas lojas dentro do universo virtual, demonstrar seus produtos em 3D, com interação entre os consumidores e vendedores. E expandimos para esse viés de capacitação, treinamento e eventos. O Facebook, por exemplo, vai criar um universo virtual”, ressalta Rodino.
A Flex procura afastar comparações de sua ferramenta com plataformas de teleconferências que se popularizam durante a pandemia de Covid-19. “A gente não compara a Flex Universe com plataformas como Zoom, por exemplo, porque a ferramenta é uma extensão do ambiente presencial. Você começa a gamificação customizando o avatar com a possibilidade de as pessoas conversarem por aproximação, isso permite que o instrutor crie dinâmicas com treinamento e atividades. É como se fosse um game dentro do game”, avisa Fernando Godoy, que fundou a Flex Interativa ao lado de Rodino em 2008.
Uma das marcas que devem começar em breve a utilizar a ferramenta é a escola de idiomas Cel.Lep. “Assinamos contrato com a Cel-Lep, que vai utilizar a plataforma como extensão da sala de aula presencial”, conta o terceiro sócio da Flex Interativa, Décio Sampaio.
Para os sócios, a Flex Universe gera uma série de oportunidades ligadas a vendas, marketing e networking. “Entendemos que se trata de uma ferramenta totalmente inovadora e condizente com o momento que estamos vivendo”, avalia Agricio Neto, um dos representantes do grupo de investidores responsáveis pelo aporte anunciado, em torno de R$ 1 milhão, recebido pela Flex.
Com foco em inovação, a Flex Interativa tem cases no mercado brasileiro como o lançamento do primeiro rótulo em realidade aumentada para a cerveja artesanal Leuven, “que projetou a marca”, além de projetos para companhias como Nestlé, Polishop e Ipiranga.