A profusão de aplicativos e smartphones no país – segundo dados do IDC, até 2017, o número de aparelhos chegará a 66 milhões no mercado brasileiro – abriu oportunidades de negócios para empreendedores da era digital como Eduardo Grinberg, que participou do lançamento da Age, fundou a também agência digital Urban Summer e criou em janeiro deste ano o Pinion, uma plataforma de crowdsourcing que envolve pesquisa de campo. Segundo a empresa, o aplicativo para smartphones – por enquanto disponível para iOS, com previsão para chegar ao Android até setembro – tem hoje 17 mil usuários, que estão aptos a responder questionários sobre assuntos diversos e em diferentes momentos do dia. “O objetivo do Pinion é reunir dados que alimentem a inteligência das empresas, desde uma verificação de preços, estoque, até uma imersão mais profunda como testar conceitos das marcas e fazer monitoramento da experiência de consumo no ponto de venda”, explica ele.
Um ponto de diferenciação é que os usuários do Pinion são remunerados quando participam das chamadas “missões”, ou seja, quando participam das pesquisas. “Todos são remunerados, de R$ 0,25 a R$ 70”, conta Grinberg. O executivo destaca que tudo é respondido online, via aplicativo. “Um aspecto muito importante é o georreferenciamento, pois consigo limitar o local onde as pessoas fiquem aptas a responder. Posso segmentar as pessoas por diferentes filtros como também posso georreferenciar.”
Para Grinberg, outro diferencial do Pinion é a mobilidade. “A ferramenta é muito dinâmica, tenho cases que respondi questões importantes dentro da casa das pessoas, com foto de lugares íntimos como onde elas guardavam remédios e do box do banheiro, por exemplo. Via de regra, as fotos fazem parte das missões. Esse é outro diferencial que o mobile permite”, diz ele, acrescentando que já participou de trabalhos com institutos de pesquisas. “Eles também podem ser nossos clientes.”
Grinberg conta que, para criar o aplicativo, se inspirou em modelos internacionais. “Vi algumas startups, com uma característica mais forte em trade marketing, verificação. Acho que a gente conseguiu ir mais fundo na segmentação e nas pesquisas”. Segundo o executivo, o Pinion já foi utilizado por grandes marcas como Unilever, Ambev e Mitsubishi. Para ele, o aplicativo é um excelente negócio para verificar a ativação dos anunciantes em eventos como a Copa do Mundo. “É um jeito muito legal de as marcas perceberem se a ativação deles está funcionando nos eventos, com respostas rápidas e de um jeito muito espontâneo, com a participação direta dos consumidores”, destaca Grinberg.
O executivo, que é CEO do Pinion, tem como sócios Andre Alfaya (com histórico na área de pesquisas), João Paulo Faria, Ygor Lemos e Theo Hamaoui, todos com experiência em marketing e tecnologia.