O YouTube Black está sob o guarda-chuva do projeto Play de Verdade, criado em 2018 pelo YouTube com o objetivo de ampliar as discussões sobre questões de gênero, justiça racial, inclusão e igualdade. Neste ano, por exemplo, o Play de Verdade começou com a Parada do Orgulho LGBTQ, em junho, e terá seu segundo momento de destaque com o YouTube Black ao vivo.
“Com o Play de Verdade, nós conseguimos engrandecer os momentos de destaque das causas no YouTube e ao mesmo tempo promover discussões sobre inclusão e equidade ao longo do ano, não só nos meses dedicados a essas lutas, além de envolver no projeto criadores pertencentes a outros grupos minorizados como pessoas com deficiência e pessoas indígenas”, disse Pedro Lugatto, gerente de projetos de conteúdo do YouTube.
O executivo diz ainda que a plataforma é um ambiente favorável ao aprofundamento dessas discussões já que os criadores de conteúdo têm o poder de representar e dar voz a pessoas e grupos. “E isso está sendo feito de várias formas: dos eventos ao vivo às colaborações entre criadores, passando por um documentário que será lançado até o final do ano e ações internas sobre diversidade nas empresas patrocinadoras do projeto” afirmou Lugatto.
A Parada do Orgulho de São Paulo deste ano, por exemplo, teve mais de oito horas de duração, com transmissão ao vivo em 13 canais no YouTube, o que resultou em mais de 1,3 milhões de visualizações com um pico simultâneo de 41 mil pessoas assistindo à live — um crescimento de mais de 9% em comparação ao ano anterior. O Bradesco, por exemplo, é um dos patrocinadores do projeto e foi entendido como um banco mais respeitoso, inspirador e inclusivo pelo público da parada virtual.
“Além disso, notamos um interesse maior da audiência em acompanhar o conteúdo com 40% de aumento no tempo médio de visualização em comparação a 2020, e mais de 300 mil horas assistidas ao longo do evento que reuniu 12 apresentadores e atrações musicais muito aguardadas pelo público”, disse.
Lugatto revela ainda que a ideia para 2022 é continuar promovendo a criação de conteúdos e debates relevantes para a luta de grupos minorizados, bem como incluir outras datas relevantes tal qual o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em setembro.
“Além disso, seguirão como objetivos do projeto incentivar o crescimento de criadores em ascensão na plataforma, através de colaborações com grandes nomes do YouTube, e manter a parceria com marcas trazendo um resultado relevante em relação a estes públicos”, finaliza o executivo.