A Havan e a Condor anunciaram esta semana a suspensão de parte das campanhas publicitárias e patrocínios voltados à TV Globo.

No caso da Havan, o argumento divulgado em comunicado assinado por Luciano Hang, dono da empresa, é o “jornalismo ideológico” da emissora carioca. Já a rede de supermercados alega que optou pelo rompimento devido ao “posicionamento duvidoso” da Globo “em relação à pessoa do nosso Presidente da República” (leia a íntegra de ambos abaixo).

Procurada, a Globo emitiu a seguinte nota:

A Globo acredita que entrega para as marcas anunciantes as melhores oportunidades de conexão com seus públicos e tem por princípio não comentar nenhuma decisão e/ou estratégia de mídia de seus parceiros.

A decisão ocorre uma semana após a emissora veicular no Jornal Nacional uma matéria sobre o caso do assassinato da vereadora Marielle Franco. À época, vale lembrar, o chefe do Executivo chamou a emissora de “canalha” e mencionou a renovação da concessão do canal, prevista para 2022 (relembre aqui).

Cabe mencionar que de janeiro a junho deste ano, a Havan estreou no top 30 de anunciantes da Kantar Ibope Media com investimentos acima dos R$ 450 milhões. Apesar da decisão envolvendo a Globo, a empresa também segue patrocinando atrações do SBT – como o Domingo Legal – e recentemente fechou acordo com o Mega Senha, apresentado por Marcelo de Carvalho, dono da RedeTV!. Com o patrocínio master, a atração mudou para um cenário na cor azul – antes vermelho – e passou a se chamar ‘Mega Senha Havan’.

A marca é fã declarada de Jair Bolsonaro. Tal apoio não se demonstra apenas na figura do polêmico Luciano Hang, mas também em propagandas da empresa. Mesmo que de forma velada.

Confira a íntegra da nota da Havan:

“A Havan informa que suspendeu todas as campanhas publicitárias nos intervalos do Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal Nacional, Jornal da Globo, Malhação e Caldeirão do Huck. Não compactuamos com o jornalismo ideológico e algumas programações da Rede Globo nacional e estamos sendo cobrados pela sociedade e nossos clientes.

Enquanto esses programas prestarem um desserviço à nação e irem contra os valores da família brasileira, não voltaremos a anunciar. A Havan acredita que é através do otimismo, da confiança e da união de todos que vamos desenvolver e gerar os empregos que o Brasil tanto precisa.

As eleições do ano passado mostraram que a grande maioria dos brasileiro quer mudanças. Por ora, manteremos nossas propagandas nas filiadas e jornais locais, que ainda informam a sociedade de forma mais isenta e conservadora.

Entendemos que o setor empresarial quer ter a coragem e a responsabilidade de nao aceitar o errado como verdadeiro. Juntos vamos mudar o país. O Brasil que queremos só depende de nós.”

Já a Condor enviou ao PROPMARK o comunicado que segue:

“Em vista do posicionamento duvidoso da Rede Globo em relação à pessoa do nosso Presidente da República, comunico que hoje tomamos a decisão em nossa empresa de cancelar nossas inserções em todo o jornalismo nacional da emissora, isto é, Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e Jornal Nacional, bem como de programas que vão contra os princípios e valores familiares.

Entendemos que em vista da franca recuperação econômica do nosso país, a emissora não deve ser somente imparcial, mas também não deve dar publicidade a notícias sensacionalistas, que só servem de especulação e municiam os que se opõem ao progresso do nosso Brasil ou que deponham contra a instituição familiar.

E essa será nossa posição, até que a emissora assuma uma postura mais justa, de acordo com a vontade da maioria da população, que elegeu o nosso atual presidente, pois na era negra em que vivemos sob a administração petista a emissora não agia da mesma forma.”