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O Vá de Lata, movimento que conscientiza sobre as vantagens sustentáveis das latinhas de alumínio, acaba de lançar uma campanha de Carnaval que utiliza o humor do Porta dos Fundos para conscientizar a população sobre sustentabilidade.

O Vá de Lata é um movimento criado pela Ball para conscientizar sobre as vantagens da embalagem. Os filmes são centro da campanha de Carnaval “Quem curte natureza e diversão cai na folia de latinha na mão”, criada pelas agências Edelman e Banana BR.

A esquete se passa em um bloco de Carnaval e a lata, interpretada por Rafael Infante, se mostra muito mais “atraente e sedutora” do que a garrafa de vidro, interpretada por Pedro Benevides, o Bené do Porta dos Fundos. O roteiro foi criado baseado no fato de que a embalagem de alumínio é a mais reciclada do Brasil, com uma taxa de reciclagem de 97,3% no país, enquanto a garrafa tem um índice de cerca de 47%. Entre muitos motivos está o valor da sucata do alumínio ser 26 vezes maior que a do vidro, o que faz com que a lata, inclusive, subsidie a coleta de outros materiais. 

“O nosso objetivo é aproveitar o momento do Carnaval, em que o consumo de lata aumenta, para propor uma reflexão sobre escolhas sustentáveis. Optando pela lata, o público consome a bebida preferida em uma embalagem 100% e infinitamente reciclável e que, se descartada corretamente, volta ao mercado em apenas 60 dias. Esse fato, inclusive, foi o que deu origem a uma das frases da campanha: ‘Me dá um amasso que eu volto em 60 dias’”, explica Thais Moraes, gerente de comunicação da Ball América do Sul.