Empresa apresenta opções de feature e smartphonesA Positivo Informática, conhecida pela fabricação nacional de computadores de mesa e soluções para a educação, lançou nesta segunda-feira (29) uma linha de telefones celulares, dividida entre três modelos de smartphones e quatro de messaging phones, conforme havia anunciado em setembro a investidores. O valor dos aparelhos varia entre R$ 216, para os mais simples, a R$ 749 para os celulares inteligentes, que operam com o sistema Android.

O objetivo da companhia é atuar no mercado de smartphones sem marca e não necessariamente competir com grandes empresas estrangeiras, disse Hélio Bruck Rotenberg, presidente da Positivo. “É nesse segmento que esperamos vencer. Já vimos produtos nossos falsificados, o que mostra a força da nossa marca na classe média brasileira”, afirmou, sem citar expectativa de vendas e de market share. “Sabemos que os celulares terão participação significativa em nossas receitas”, disse.

Os celulares inteligentes vêm com tela capacitiva e sensível ao toque, conexões 3G, wi-fi, bluetooth 3.0, GPS e capacidade para operar com dois chips. O top de linha é o S400, com câmera traseira e frontal, com preço sugerido de R$ 749. As versões mais simples são o S350, com preço de R$ 459, e o S350 Colors, que permite ao consumidor personalizar o aparelho com tampas coloridas (R$ 499). Já os messaging phones operam com até três chips, vêm com cartão SD de 2GB e TV analógica. O preço sugerido é de R$ 219. Os telefones começam a ser vendidos a partir do dia 15 de novembro.

Mais mobile

Os smartphones são uma extensão da linha Ypy, apresentada no ano passado, quando a companhia lançou sua linha de tablets, também operada com o sistema operacional do Google. A diversificação de portfólio é uma das estratégias da companhia para reverter as quedas no segmento de desktops, que vem retraindo desde 2010. “A diversificação é o caminho necessário. O mercado de tablets e de smartphones vem crescendo muito e os desktops está caindo um pouco. O nosso desenvolvimento como empresa sempre foi em um crescente: começamos com o governo, depois entramos no varejo e agora apostamos em novas linhas”, disse Rotenberg.

Estimativa da IDC Brasil aponta que o mercado de celulares irá alcançar a marca de 62 milhões de unidades vendidas até o final de 2012. Desse total, 26% devem ser smartphones e a grande parte, 74%, de feature phones, como os lançados pela Positivo na categoria mais barata. Até 2015, a projeção é que os smartphones representem 57% do mercado total de celular no Brasil.

Windows 8

A Positivo também anunciou o lançamento de uma nova linha de notebooks e PCs com Windows 8, sistema operacional recém-lançado pela Microsoft. São mais de 80 modelos de computadores, entre desktops, notebooks, ultrabooks e ultrafinos, que chegaram ao varejo na última sexta-feira (26).

Sobre a adaptação dos tablets e dos celulares ao sistema operacional da Microsoft, a companhia afirma que é necessário atingir um volume maior para baratear a produção e não perder de foco o público-alvo da empresa, que são as famílias da classe C. “Nossos modelos não são revolucionários, mas são os que a classe média compra. Abastecemos o mercado com volume e variedade”, afirmou Rotenberg. Os tablets da Positivo custam entre R$ 999 R$ 1.299 e têm conteúdo todo em português. Somente nos últimos quatro dias, a empresa vendeu 87 mil unidades de tablets, segundo números próprios.