Com o objetivo de atender ao público jovem e amante do universo fashion, a 3M lança no mercado, na próxima segunda-feira (25), dispensadores das marcas Post-it e Scotch. Desenvolvida em parceria com o Centro de Design 3M – que conta com escritórios nos Estados Unidos, na Itália e no Japão – e produzida na China, a linha é composta por blocos de notas em formato de pó compacto para maquiagem, bolsas, maçãs e corações, além de guardadores de fitas adesivas nos formatos de sapatos e cachorros.
“A linha é muito divertida, colorida e voltada para as pessoas que querem dar um toque fashion ao seu escritório ou à cozinha e também para os apaixonados por animais”, explica Anna Hiebert, gerente de produtos Post-it da 3M do Brasil. “Sempre trabalhamos para entregar produtos que aliem inovação e design ao consumidor. Não adianta um produto ser bonito e não funcional”, acrescenta.
No país, a companhia comercializará apenas os formatos que, segundo pesquisas, adequam-se ao mercado brasileiro. “Recebemos o portfólio completo da linha, mas, a partir de pesquisas com secretárias e com o departamento interno – cerca de quatro mil pessoas, no total –, definimos os modelos que tinham o perfil do brasileiro. Continuaremos a realizar reuniões mensais, afim de trazer cada vez mais novidades”, conta Anna. De acordo com a executiva, a linha será ampliada até o final do ano.
A divulgação será feita exclusivamente por meio de ações realizadas no Facebook em parceria com a agência Riot, responsável pelo gerenciamento das redes sociais da companhia. “O Facebook funcionará como um canal de observação da 3M, para que possamos analisar sugestões dos usuários e pensar em produtos”, conta Anna.
Com US$ 30 bilhões em vendas globais no último ano, a 3M mantém operações em mais de 70 países. No Brasil, a companhia obteve faturamento bruto de R$ 2,9 bilhões em 2012 e possui sete unidades fabris, localizadas nos estados de São Paulo e Amazonas. A 3M detém ainda o controle da Incavas, instalada no Rio Grande do Sul. “Cerca de 40% das vendas da 3M são obtidas com produtos considerados novos, ou seja, lançados nos últimos cinco anos. A cada ano, colocamos no mercado aproximadamente 100 produtos. Nossa companhia é movida à inovação”, afirma Luiz Serafim, gerente de marketing corporativo da 3M do Brasil.