Poucos anunciantes fizeram ações pelo Dia dos Professores, comemorado neste 15 de outubro. Nos principais jornais de São Paulo, não há anúncios nas páginas sobre a data. Na mídia em geral, o dia está passando despercebido pelo grande público. No entanto, há ações pontuais. Um dos destaques é a campanha do Canal Futura chamada “Alimento para a vida”, lançada hoje. São três peças produzidas em parceria com a Giroscópio Filmes, utilizando uma técnica inédita no Brasil: a combinação do stopmotion com bonecos em miniaturas.
A ação tem como objetivo ressaltar o poder transformador da educação, mostrando que a construção do saber é um “trabalho de formiguinha”: feito aos poucos e de forma tímida, mas responsável por mudanças grandiosas na vida das pessoas ao longo do tempo.
Já a Privalia, em parceria com o Unicef, aproveitou as comemorações do Dia das Crianças e do Dia dos Professores para promover campanha especial em seu outlet online e arrecadar doações para os projetos do fundo. O tema da campanha é: “Um mês, duas datas, milhares de sonhos. Outubro é o mês das crianças e daqueles que estão nos sonhos da maioria delas: os professores. Contribua com a educação de uma criança que precisa”.
No caso da FTD Educação, a empresa do setor educacional inverteu a tradicional ordem das homenagens e desenvolveu um vídeo com a temática “Professores pensam além”. O vídeo (veja abaixo) traz depoimentos de professores de São Paulo, Fortaleza e Porto Alegre, sobre alunos que desempenharam papéis importantes em suas carreiras.
“Nós decidimos convidar alguns professores a contar histórias sobre estudantes que marcaram suas carreiras. A partir daí, localizamos esses personagens reais e mostramos a eles o que havia sido dito”, explica a gerente de marketing da FTD Educação, Gisele Cruz.