Ramos: a internet é muito mais dinâmica que o varejo físicoDá para acreditar que o preço de um produto vendido na internet pode mudar até oito vezes durante o mesmo dia? De acordo com Ricardo Ramos, CEO da Precifica, essa variação acontece principalmente com artigos que têm grandes oscilações, como é o caso dos eletrônicos. Ele explica que isso ocorre porque a indústria estabelece limites para o varejo, com preços mínimos e máximos, sendo que dentro disso o mercado “briga e briga muito”. Depois de pesquisar o e-commerce brasileiro, Ramos percebeu que havia espaço para lançar uma ferramenta para monitorar preços e fazer a mudança automaticamente. Foi daí que surgiu a Precifica, há um ano e meio, com o conceito de “precificação dinâmica”, para auxiliar as lojas virtuais nessa “batalha de preços”.

“É mais uma ferramenta para que o varejista possa atender cada vez melhor o seu consumidor. Ajudamos o cliente a entender como está o mercado e definir seus preços com base nisso e com agilidade. A internet é muito mais dinâmica do que o varejo físico e o preço atrai o consumidor”, avalia Ramos.

Segundo o executivo, a empresa leva a análise automática para o cliente e pode sugerir até aumento de preço de determinado produto, como já aconteceu. “Isso é comum, porque o varejista tem muitos produtos”, conta.

O ponto é ser rápido frente aos concorrentes. “Preço dinâmico é algo novo na internet e não só no Brasil. Fazemos a troca de preço automaticamente, após a observação da nossa equipe e estratégia definida junto com a equipe comercial ou de marketing do cliente”, esclarece.

Ramos afirma que a ferramenta faz uma varredura de quase mil sites atualmente. Outro serviço é fazer a troca dos preços da marca em anúncios publicitários. “Como a Precifica está integrada à plataforma de e-commerce do varejista, também pode alterar o preço do cliente em anúncios do Google ou Buscapé.”

A Precifica atende, além de varejistas, a própria indústria, sendo clientes de pequeno, médio ou grande porte. “A indústria me contrata para observar como o varejo se comporta, para daí melhorar os seus preços para que o varejista possa vender mais.”

Ramos, que tem como sócio Walter Sabini Jr., afirma que o investimento inicial na Precifica foi de R$ 5 milhões. Hoje, a empresa conta com cerca de 80 clientes, como Lenovo, Samsung e Centauro, sendo que o objetivo é alcançar 200 ainda este ano e faturar R$ 3 milhões.

“A inteligência de preços é um aliado do negócio, significa que muitas vezes observando o comportamento do mercado, a indústria pode ganhar mais dinheiro, mudar o posicionamento de um produto, baixando ou até aumentando o preço”,  acrescenta Ramos.