As áreas de Promo, Design e Propaganda do Prêmio Colunistas 2013, promovidos pela Abracomp (Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda), nas sete etapas regionais – Norte-Nordeste, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Centro-Leste, Paraná e Rio Grande do Sul – estão recebendo inscrições. O regulamento está no site www.colunistas.com. A novidade desta edição é a nova categoria: fan page em redes sociais.
De acordo com Marcio Ehrlich, vice-presidente da Abracomp, o processo de inscrições de forma integrada para as três áreas facilita o trabalho para as agências. Os julgamentos serão realizados separadamente com júris técnicos em cada uma das três disciplinas, juntamente com membros da Abracomp e jornalistas do trade.
Outra novidade deste ano, segundo Ehrlich, é que praticamente todo o material inscrito será disponibilizado online para que o mercado possa ver filmes, peças digitais, anúncios, spots e demais peças antecipadamente. Dessa forma, os trabalhos concorrentes vão para o site para que o mercado possa ver o que está na competição. Após o julgamento, permanecem no site somente os vencedores. “Isso é um diferencial do Prêmio Colunistas. Somos o único prêmio que disponibiliza todos os trabalhos inscritos no site para que o público possa acompanhar o material concorrente”, diz ele, acrescentando: “Dessa forma, os concorrentes terão uma noção do trabalho deles em relação aos demais. É uma maneira de ter um julgamento mais transparente até para que cada um avalie o conjunto das inscrições e veja contra quem estão disputando”.
A avaliação técnica dos trabalhos também teve alteração. Desde que foi extinto o Prêmio Produção, a parte técnica não estava incluída na avaliação. Desde o ano passado, a área técnica voltou como uma categoria dentro do Colunistas Propaganda. “Tanto as agências como as produtoras podem inscrever peças para avaliação. Tivemos um excelente resultado por parte das produtoras”, afirma. De acordo com Ehrlich, a realização de um trabalho muitas vezes merece uma distinção especial, mesmo que a peça não seja tão bem avaliada num festival de criação. Mas o destaque fica por conta da produção.
Para a avaliação técnica, o júri terá uma composição adicional, cujo júri será composto por profissionais da área de criação e produção. Ehrlich comenta que serão analisados quesitos como roteiro, edição, animação, fonogramas, trilha, peças gráficas, ilustração e fotografia.
Para divulgar a etapa das inscrições, a campanha deste ano é assinada pela 11:21, de Gustavo Bastos, do Rio de Janeiro. A criação conta com redação de Bastos e direção de arte de Leandro Barbosa.
Sob o conceito “Não basta se achar. Tem que mostrar o diploma”, a ideia da ação é mostrar que ganhar prêmio é importante. “Estamos falando que se o cara é bom mesmo, então que ele se submeta a uma avaliação criteriosa e independente como é o Prêmio Colunistas, que une um grupo formado por jornalistas e profissionais da área”, comenta o VP da Abracomp.
Segundo Ehrlich, a campanha terá duas fases. A primeira, que já está sendo veiculada, explica o conceito que “Não basta se achar. Tem que mostrar o diploma”. A segunda etapa, brinca com os publicitários que “se acham ****” e que não se inscrevem em prêmios. Com humor, a campanha dá o recado: quem é bom que inscreva.