Em 2020, primeiro ano da pandemia no Brasil, empresas movimentaram mais de R$ 45 milhões para ajudar centenas de campanhas voltadas principalmente no combate à covid-19. E para reconhecer as boas práticas e, assim, valorizar as marcas que ajudam com as causas urgentes, foi criado o Prêmio Benfeitoria de Financiamento Coletivo.
A premiação, que terá dez categorias e três finalista em cada, está com votação popular aberta no premio.benfeitoria.com até o dia 12 de maio. A cerimônia de premiação, online, acontece em 19 deste mês
Natura, BNDES e Fundação Tide Setúbal, por exemplo, são empresas que concorrem na categoria Fomento, que valoriza instituições comprometidas com o bem coletivo e que lançaram editais de matchfunding, modelo em que empresas multiplicam cada real doado para campanhas selecionadas, fomentando ainda mais o movimento colaborativo no Brasil.
“É emocionante ver, dez anos depois, esse modelo ganhando força. Demoramos um tempo para realizar o primeiro e, desde então, o impacto e aprendizados são pura potência. Os concorrentes da categoria, Natura, BNDES e Fundação Tide Setúbal formam um tripé colaborativo que une governo, empresas e fundações em prol do coletivo”, disse a cofundadora da plataforma, Tatiana Leite.