filadendron/iStock

O  Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica, que será realizado de 31 de outubro a 2 de novembro, já tem oito palestrantes anunciados. Conheça um pouco sobre os profissionais que foram confirmados no evento que celebra o que há de melhor na criatividade nas línguas portuguesa e espanhola no mundo.

Laura Visco, diretora de criação da 72andSunny Amsterdã:  a argentina passou por companhias como Fallon London e Madre, entre outras. Ela começou na publicidade quando tinha 19 anos e foi diretora de criação responsável pela campanha “Find Your Magic”, para a Axe, da Unilever, que marcou a história da marca. Laura ganhou prêmios em festivais como Cannes Lions, D&AD e El Ojo. Para ela, o maior desafio é construir marcas que digam algo e tenham impacto junto às pessoas. Eleita Diretora de Criação do Ano pela revista AdAge, também já foi apontada como uma das 13 Global Creative Leaders no Creative 100 da Adweek. Nos últimos anos, Laura palestrou em países como Rússia, Espanha, Holanda, Colômbia, Reino Unido, Alemanha e Argentina, e escreveu artigos em veículos como The Drum, Huffington Post e Shots. Também atua com o SheSays Argentina, tentando dar mais exposição e oportunidades a outras mulheres na indústria, e atualmente trabalha em seu primeiro longa-metragem.

Daniel Bonner, CCO global da Wunderman: o inglês é um dos pioneiros da criatividade digital, do business transformation e dos novos negócios na publicidade. Com mais de 20 anos de experiência em marketing digital, propaganda, consultoria, criatividade e tecnologia, ele está na Wunderman desde o início de 2018, onde supervisiona os esforços criativos da rede em mais de 70 mercados ao redor do mundo. Anteriormente, liderou a área criativa da SapientRazorfish e passou mais de 14 anos na AKQA Europa. 

Fernando Machado, CMO global do Burger King:  o profissional tem no currículo mais de 6 GPs e 18 troféus de Ouro no El Ojo, pelo BK ou pela Unilever onde trabalhou 18 anos. Também acumula mais de 100 Leões em Cannes (5 GPs), festival em que presidiu a competição Creative & Effectiveness. Também já recebeu 12 Lápis Amarelos no D&AD e dois Grand Effies no Effie Awards. Machado é conhecido por expandir os limites criativos e impulsionar o crescimento dos negócios de onde trabalha. Quando atuava para Dove, liderou a campanha “Real Beauty Sketches”, criada pela Ogilvy, que ganhou diversos prêmios e esteve posicionada entre as Melhores Campanhas do Século 21 em ranking do AdAge. Sob sua liderança, o Burger King tornou-se Anunciante do Ano no D&AD (2016), Cannes Lions (2017) e The One Show (2018). Além da palestra no El Ojo 2018, Machado ministrará uma Masterclass para um grupo menor de participantes selecionados.

Wendy Clark, CEO da DDB Worldwide:  a profissional começou em 2016 como CEO Regional, comandando 18 escritórios e mais de duas mil pessoas nos Estados Unidos e no Canadá. No seu primeiro ano na agência, Wendy lançou a DDB Flex, um modelo de cross-agency feito sob medida e personalizado para os negócios dos clientes da DDB/NA. Também contratou o primeiro CCO da história da agência, ajudando-a a conquistar mais de 53 clientes, incluindo o McDonald’s. Ela foi presidente da Sparkling Brands & Strategic Marketing para a Coca-Cola North America E VP sênior de propaganda da AT&T. Eleita pelo Advertising Age como “uma das mulheres mais importantes da publicidade”, ela  ganhou vários prêmios, incluindo o Matrix Award da New York Women in Communications, Advertising Woman of the Year no She Runs It, e foi eleita como Brand Refresher no Top Ten da Business Disruptors, realizado pela Fast Company. Wendy integra o conselho assessor dos Peabody Awards e da IDEO.org, além de ser diretora da Junta do Ad Council e da American Advertising Federation. Também faz parte da comissão diretora da David Yurman e em 2017 foi eleita pela Advertising Age como Executiva do Ano.

Javier Campopiano, partner & Co da FCB México:  o argentino iniciou sua carreira em 1997 como co-propietário de uma boutique de design e comunicações em Buenos Aires, e já trabalhou em posições criativas para agências como Ogilvy, J. Walter Thompson, Del Campo Nazca Saatchi & Saatchi e DraftFCB em Buenos Aires. Antes de chegar à FCB México foi diretor regional executivo de criação da FCB New York, comandou a direção criativa da Agência Multicultural Saatchi & Saatchi – Conill Saatchi & Saatchi e Saatchi & Saatchi América Latina – no escritório de Miami. Em 2016 assumiu como CCO da Saatchi & Saatchi New York e foi reconhecido por ter revivido a reputação criativa da rede nos Estados Unidos. Com mais de 20 anos de carreira, eu recente trabalho, “It’s a Tide Ad”, no Super Bowl, conquistou Best in Film do The One Show, além do Grand Prix de Film, um Titanium e 5 Leões de Ouro no Cannes Lions 2018. Ao longo de sua carreira, conquistou 45 Leões em Cannes, incluindo um Grand Prix em Outdoor, além de diversos troféus em premiações como Clio, Festival de Londres, ANA, The One Show, D&AD e El Ojo.

Humberto Polar, CCO e head of content da Grey México: ele ministrará a conferência “Cuando Pase el Temblor”, sobre o que restará na indústria após as turbulências das mudanças tecnológicas. A ideia é falar sobre como manter a qualidade do trabalho depois deste fenômeno. O peruano iniciou sua carreira em 1986 como redator para a Properú Lintas, passou pela McCann-Erickson Equador, DeMaruri (hoje Maruri Grey), McCann Colômbia como diretor criativo para a Coca-Cola e em 1995 ganhou o primeiro Leão em Cannes para o país, com o trabalho para Tesa Glue. Em 1996, Polar ajudou a fundar a Lowe-SSP3. Ele foi diretor criativo executivo até 2003, liderou os escritórios da rede do México, doi chefe do conselho criativo da América Latina e membro do Board Criativo Mundial do grupo. Em 2011, voltou ao Peru como chefe criativo da FCB Mayo, em 2016 foi para a FCB México e em 2017 uniu-se à Grey México. O publicitário tem diversos prêmios, foi eleito Criativo do Ano de três países diferentes (Peru, Colômbia e México), conferecista e presidente de júri.

John Mescall, presidente do Conselho Criativo Global da McCann Worldgroup:  o publicitário também é ECD global da McCann Worldgroup. Antes de ser o líder global da rede, foi CCO da McCann Austrália, responsável pelos escritórios de Melbourne e Sydney. Sob sua liderança, a McCann Melbourne se transformou na agência mais premiada do mundo, tendo sido um dos principais responsáveis pela criação de “Dumb Ways to Die”, uma das mais premiadas da história do Cannes Lions. Mescall ganhou mais de 60 troféus (6 GPs) no Cannes Lions, Lápis Negros e Amarelos no D&AD, um Best of Show no One Show e diversas láureas em festivais como Clio Awards, Spikes Asia, LIA e Webby Awards, como diretor de criação e redator. Em 2013, ele foi eleito como uma das 50 pessoas mais criativas do mundo pela AdWeek e como a oitava pessoa mais criativa da publicidade mundial pela Business Insider. 

Luis Fernando Dugand, diretor regional de planejamento estratégico da Young & Rubicam Latam: o colombiano iniciou sua carreira profissional como analista financeiro na Bolsa de Valores de Bogotá. Posteriormente, entrou para a Skandia Holding Colombia, como diretor de inteligência e após nove anos foi para a Y&R como VP de planejamento. Este ano foi nomeado diretor regional de planejamento estratégico, cargo que se une às suas responsabilidades como VP de planejamento. Ele lidera a comunidade de planners da Y&R na região oferecendo um nexo comum, unificando esforços com todas as ferramentas e metodologias da Y&R e na busca por entender cada vez mais a audiência latina. 

Leia mais
El Ojo apresenta mais quatro presidentes de júri
El Ojo de Iberoamérica revela mais quatro presidentes de júri