O Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica, que em 2019 comemora 22 anos, anunciou os primeiros nomes do clico de conferências, inspiração e capacitação profissional de sua edição 2019. Eles são a brasileira Joanna Monteiro, diretora de criação para projetos globais da FCB; o colombiano Juan Carlos Ortiz, presidente & CEO da DDB Latina e creative chairman da DDB Américas; e os argentinos Ramiro Raposo e Fernando Sosa, ambos vice-presidentes da agência La Comunidad.
A edição deste ano será nos dias 6, 7 e 8 de novembro no Auditório Principal da La Rural, no Prédio Ferial de Buenos Aires, no bairro de Palermo, um dos centros criativos mais importantes da Argentina.
Santiago Keller Sarmiento, presidente do festival, comenta a importância do festival para a indústria. “Todos os anos, o El Ojo se reafirma como o melhor espaço para entender o que está acontecendo no dia a dia das empresas que determinam o rumo da publicidade, do marketing, do entretenimento no mundo e em relação à audiência e nos sentimos muito felizes em a anunciar essas três efemérides da criatividade publicitária global entre nossos conferencistas”, afirma.
Joanna, eleita a Mulher Mais Criativa do Mundo pela Bussines Insider, começou sua carreira profissional estagiando na Ogilvy há 23 anos e em seguida foi contratada como redatora pela DPZ. De 1999 a 2002, a brasileira esteve na W/Brasil e depois ficou dez anos na Africa. Em setembro de 2012 se uniu à agência FCB Brasil como CCO e após sete anos assumiu como diretora de criação para projetos globais, passando a trabalhar diretamente com Susan Credle, CCO Global da FCB. Joanna já foi presidente do El Ojo Interactivo e participa agora pela primeira vez como conferencista. Em 2014 recebeu dois Grandes Ojos nas categorias Mobile e Directo, e um Grand Prix Mobile no Cannes Lions pela campanha “Protection Ad”, para Nivea.
Ortiz já foi presidente de júri e conferencista anteriormente. Em 2011 realizou a palestra “Compartilho, logo existo”, e em 2014 abordou o tema “De que maneira a publicidade mudou a sua forma de influenciar?”. Em 2017, a rede que ele lidera foi consagrada como a Melhor da Ibero-América. O colombiano foi o primeiro presidente latino de uma agência nos Estados Unidos, a Leo Burnett. Em 2008, foi convocado pela DDB Worldwide e em 2014 se tornou o responsável pelo Conselho Criativo da DDB Américas, ao mesmo tempo em que liderava a DDB Latina. No Festival de Cannes, conquistou pela primeira vez para a Colômbia um Leão de Ouro, pela campanha contra as drogas criada para o governo do seu país. Foi jurado do Festival em duas ocasiões (2010, Titanium & Integrated, e Outdoor em 2013) e Presidente do Júri da categoria Outdoor em 2015. Ortiz é membro ativo e único latino do American Advertising Federation Hall of Fame.
Raposo faz parte da La Comunidad há 14 anos. Antes, o publicitário argentino trabalhou como redator sênior na Y&R e, anteriormente, na DDB Argentina. Na La Comunidad foi diretor de criação, director geral de criação e desde 2011 é VP, executive idea director do escritório de Buenos Aires. Entre outros clientes, ele desenvolveu projetos para Apple, Emirates Airlines, Samsung, Volvo, Volkswagen, Corona, Visa, Rolling Stone, La Nación, Kinder, Danone e Grupo Peñaflor. Também foi responsável pela campanha do atual presidente da Argentina, Mauricio Macri, e integra o board de comunicação do governo. O profissional já foi premiado em festivais como Cannes Lions, The One Show, D&AD, San Sebastián, El Ojo e Círculo de Criativos Argentinos.
Já Sosa iniciou sua carreira há 20 anos, no departamento criativo da Ogilvy Argentina. Foi convidado a integrar a equipe da agência DDB, onde conheceu Ramiro e formaram dupla. Após trabalhos com marcas como Volkswagen e Telefônica, foi convidado por Guillermo Vega para integrar o time criativo de Y&R. A partir daí, os dois continuaram desenvolvendo-se como dupla, trabalhando para clientes como Quilmes, Visa e Danone.
Desde 2005, está na La Comunidad, entrando como dupla sênior, seguindo como diretor de criação e diretor geral de criação. Em 2011 passou a ser gerente geral de BA e VP de La Comunidad. Sosa realizou trabalhos para Rolling Stone, Volvo, Corona, Vh1, MTV Volkswagen, Coca-Cola, Wrangler, entre outras. Ele conquistou prêmios nos festivais Clio, Cannes Lions, One Show, D&AD, San Sebastián, El Ojo de Iberoamérica e Círculo de Criativos Argentinos.