As campanhas brasileiras de cunho social e político ganharam destaque durante a primeira noite de premiações do The One Show, realizado em Nova York, nesta quarta-feira (9), pelo One Clubf For Creativity. Não à toa, cases já consagrados em festivais, como VR Vacina, da Ogilvy para o laboratório Hermes Pardini, O Conversor da Corrupção, da FCB Brasil para o Estadão, e A Cor da Corrupção, da Grey Brasil para o Reclame Aqui, entre outros, foram novamente reconhecidos, dessa vez, com o Lápis de Ouro.

O país liderou o ranking na Ibero-América e fechou a noite com 29 prêmios, dos quais: Lápis de Ouro (6); Lápis de Prata (2); Lápis de Bronze (3) e Méritos (18). Além da Grey (3), Ogilvy (6) e FCB (2), as agências AlmapBBDO (2), DM9 (3), F/Nazca (1), Google SP (1), GTB (2), JWT (4), Le Clube (1), NBS (1), R/GA (2) e Wieden + Kennedy (1) integram a lista de ganhadores brasileiros. Argentina (4), Colômbia (4), Costa Rica (1), México (2), Peru (3), Porto Rico (1) e Espanha (9) também tiveram desempenho expressivo na região. Ao todo foram 17 Lápis e 37 Méritos.

Nesta primeira etapa foram julgadas as categorias Branded Entertainment, Design, Direct Marketing, Health, Wellness & Pharma, Intellectual Property, Moving Image Craft, Public Relations e Responsive Environments. Além das premiações regulares, cada categoria reconheceu o melhor trabalho com o Best of Discipline.

Líder brasileira nesta primeira noite, a Ogilvy levou dois Lápis de Ouro para a campanha VR Vacina para o laboratório Hermes Pardini, ambos na categoria Health, Wellness & Pharma em “uso de tecnologia” e “mobile”. A campanha utilizou o recurso de realidade virtual para tornar o processo de vacinação mais lúdico. Enquanto o medicamento era administrado, as crianças eram transportadas para dentro da animação criada especialmente para entreter os pequenos. A agência conquistou ainda Lápis de Prata, dois Lápis de Bronze e um Mérito.

A DM9DDB ficou com a segunda colocação também com dois Lápis de Ouro com Price on The Jersey para o Walmart na categoria Direct Marketing. Para promover os preços promocionais dos produtos da rede atacadista, a agência substituiu o número das camisas de times de futebol do Nordeste pelos preços de itens em promoção. A DM9 também ganhou um Lápis de Bronze por Kiss the Kremlin para Ssex Bbox também em Direct Marketing.

FCB Brasil e Grey dividem a terceira colocação com um Lápis de Ouro cada. Curiosamente, ambas abordaram em suas campanhas o tema corrupção. Na campanha O Conversor da Corrupção, para o Estadão, a FCB desenvolveu uma ferramenta que identifica nas notícias do jornal valores desviados no Brasil e os converte ao equivalente em serviços para a população. Uma denúncia de desvio de R$ 52 milhões, por exemplo, equivale a quase 435 mil vacinas H1N1, 631 ambulâncias ou ainda 176 metros de linhas de metrô. A agência conquistou ainda um Mérito em digital design pelo mesmo case.

Já em A Cor da Corrupção, para o Reclame Aqui, a Grey desenvolveu um plug-in para o navegador Chrome em que detecta para o usuário nomes de políticos que estejam envolvidos com corrupção. Ao passar o mouse no nome grifado, o leitor é informado do status dos julgamentos, se o político já foi condenado ou que instância está o processo. A agência conquistou ainda dois Méritos: um em direct marketing também para A Cor da Corrupção, e o outro para Mães Olímpicas em Public Relations para P&G.

As expectativas para a segunda noite do The One Show são grandes. Na próxima sexta-feira (11) serão anunciados os ganhadores das categorias Cross Platform, Film, Interactive, Mobile, Print & Outdoor, Radio, Social Influencer Marketing, Social Media, UX/UI, Penta Pencil, dedicado a um líder de marketing, e o Best of Show.

A lista completa dos ganhadores da primeira noite do The One Show pode ser conferida no site da organização.

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