As abelhas são os principais agentes polinizadores do mundo. De acordo com especialistas, sua ação junto a espécies de plantas que servem de alimento para os humanos impacta cerca de 90% da produção de comida do planeta. No entanto, por conta de agrotóxicos, mudanças climáticas e outros fatores, a extinção desses insetos vem se tornando pauta em todo o mundo. Caso isso realmente aconteça, a produção de alimentos global pode enfrentar dificuldades drásticas e afetar o acesso de alimentos para humanos e animais e gerando uma reação em cadeia com potencial catastrófico.
Tema até mesmo de um episódio da aclamada série Black Mirror, a questão tornou-se importante causa social para a atuação de grandes marcas. Confira algumas delas:
A Colorado utiliza o mel de espécies brasileiras na edição limitada de cervejas ‘Brasil com S’. O rótulo, lançado no último mês, tem como objetivo de mostrar a importância das abelhas para a biodiversidade do Brasil e do mundo. A marca também montou dois meliponários urbanos (coletivo de colmeias) nas cidades de São Paulo e Ribeirão Preto, com a capacidade para 50 mil abelhas cada. Com isso, a anunciante pretende educar a população sobre como é possível conviver harmonicamente com os insetos.
Em parceria com a ONG SOS Abelha Sem Ferrão e com o Instituto Melhores Dias, a General Mills (dona das marcas Yoki, Kitano, Häagen-Dazs, Mais Vita, Carolina e Betty Crocker) promoveu módulos educacionais sobre a importância da preservação das abelhas. A ação foi realizada em 177 escolas públicas de cidades onde a empresa possui unidades fabris – Cambará (PR), Ribeirão Claro (PR), Pouso Alegre(MG) e Jaboatão dos Guararapes(PE). As duas cidades paranaenses receberam ainda dois meliponários que dão refúgio para espécies nativas de abelhas sem ferrão. O projeto impactou diretamente 60 mil crianças.
Já o McDonald’s inaugurou em maio deste ano, na Suécia, a sua menor loja do mundo. O tamanho reduzido foi pensado para acomodar melhor seu público-alvo: as abelhas. A construção conta com todos os elementos de uma unidade do fast-food, incluindo os tradicionais arcos dourados. A iniciativa integrou uma campanha da rede para a criação de espaços semelhantes em grandes cidades; alguns restaurantes do país chegaram a instalar colmeias em seus telhados.