Luiz Eduardo Baptista – também conhecido como Bap –, presidente da Sky, é o quinto palestrante confirmado no Fórum de Marketing Empresarial, que acontece entre os dias 15 e 17 de agosto no Hotel Sofitel Jequitimar, na cidade litorânea do Guarujá, em São Paulo. O executivo irá abordar o tema “O valor da marca e o compromisso que ela estabelece com o bom serviço”.
Além dele, estão confirmadas apresentações de Lilian Miranda, vice-presidente de comunicação e marketing da Nestlé, que irá falar sobre “Comunicação em linha direta com consumidor”; Andrea Cordeiro, diretora de marketing institucional do Itaú-Unibanco, com o tema “O legado e as lições de marketing da Copa para o Brasil”; o cartunista Maurício de Sousa, que irá abordar “Marketing do desenho e o fenômeno multimídia”; e Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC, com “O Brasil no mundo global: limites e oportunidades”.
A palestra de Nizan, aliás, leva o nome do tema central do Fórum, que em sua quinta edição deve reunir cerca de 200 CEOs e executivos de marketing de alguns dos maiores anunciantes, veículos e agências de publicidade do país. O chairman do Grupo ABC também será um dos três homenageados do encontro por suas contribuições ao mercado publicitário brasileiro, ao lado de Roberto Duailibi, fundador da agência DPZ, hoje pertencente ao Grupo Publicis; e de Marcello Serpa, sócio e copresidente do board da AlmapBBDO.
Outro destaque da quinta edição do Fórum é a entrega do Prêmio Lide de Marketing Empresarial, que acompanha o evento desde seu primeiro encontro. Neste ano o prêmio abrange 13 categorias de diversos setores do marketing: Marketing Digital, Marketing do Bem, Marketing de Entretenimento, Marketing Esportivo, Marketing da Indústria, Marketing de Inovação, Marketing Institucional, Marketing Internacional, Marketing de Produto, Marketing Promocional, Marketing de Relacionamento, Marketing de Turismo e Marketing de Varejo; além dos troféus para as Empresa do Ano, Dirigente Empresarial do Ano e o Prêmio Especial.
O Fórum de Marketing Empresarial é promovido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), presidido por João Doria Jr.; pela Editora Referência, liderada por Armando Ferrentini; e pelo jornalista Adonis Alonso. A estimativa é que o encontro tenha um crescimento comercial de 10% a 15% em relação à edição passada, mesmo em um ano de Copa do Mundo, onde boa parte dos investimentos dos grandes anunciantes foram comprometidos.
Os cotistas confirmados para a quinta edição do evento, até o momento, são Nestlé, como patrocinadora; Athie Wohnrath, Casa Cor, Hibrys e Lew’LaraTBWA, como colaboradores; Arizona, com cota de apoio; AlmapBBDO, Cine, ESPM, Front 360°, Otima, Rede Record e SBT, todos com participação especial; CDI, Chubb, Eccaplan, Grupo Companhia, Mobili, Roberto Riscala, UPS, VCT Brasil e Vifran, os fornecedores oficiais; e Rádio Alpha FM, Editora Globo, Meta 29, O Estado De S.Paulo, PR Newswire, Rádio Jovem Pan e UOL, como media partners.