Este ano não foi nada fácil para ninguém. Muitos fecharam as portas, mas o PROPMARK, sempre otimista, acreditou e acredita que tudo vai melhorar. Tanto que não deixou de investir nos seus principais produtos e ampliou o conteúdo, oferecendo mais e mais ao seu leitor. Estreou, por exemplo, em 19 de agosto, o primeiro episódio do seu podcast, que ganhou o sugestivo nome PROPCAST.
Com produção de áudio da LOUD, fez uma reflexão sobre Cannes. A editora-chefe Kelly Dores, o editor do site Leonardo Araujo e o repórter Felipe Turlão foram acompanhados de Renato Zandoná, GCD da AKQA, do Grupo WPP, que levou dois Grand Prix na edição deste do festival e que foi a brasileira mais bem pontuada.
O PROPCAST tem rodízio de apresentadores entre os jornalistas da redação do PROPMARK. A ideia é abordar os principais temas do mercado da propaganda e do marketing. Outro investimento feito pelo PROPMARK este ano foi a renovação da sua edição online. O novo site entrou no ar no início de setembro e logo de cara registrou crescimento de 72% em visualizações de páginas únicas, quando comparado ao mesmo período em 2018. Com visual mais dinâmico e fácil navegabilidade, o estúdio digital Follow55 assinou o projeto de renovação.
Além do crescimento de visitantes, o site do PROPMARK não apresenta refresh automático, o que facilita a leitura e não infla números. Também há forte integração entre as redes sociais. Durante o período analisado, as visitas provenientes das redes sociais do jornal representaram 35% dos internautas, contra 18% em 2018.
O site, que é auditado pelo IVC (Instituto Verificador de Comunicação), nasceu juntamente com o PROPCAST, além das séries de conteúdos especiais desenvolvidos no próprio site e também no PROPMARK PLAY.
A edição impressa do jornal também ganhou novos ares. Foram criadas algumas colunas que têm feito muito sucesso, com repercussão surpreendente.
Em fevereiro de 2019 estreou, por exemplo, a série De Frente com o Presidente, que traz uma entrevista com os principais líderes do mercado.Eduardo Lorenzi, copresidente da Publicis Brasil, inaugurou a série.
Desde a sua estreia, dia 4 de fevereiro, até a data de hoje, De Frente com o Presidente já entrevistou 20 executivos, que falam dos desafios e conquistas do negócio.
Em agosto, foi a vez de figurar nas páginas da edição impressa do jornal o Giro no Mercado by PROPMARK, cuja ideia é fazer com que as agências abram suas portas e mostrem como é o dia a dia da empresa. A repercussão tem sido excelente, pois mostra o funcionamento e os profissionais em plena atividade.
A SunsetDDB inaugurou a seção, no dia 12 de agosto. Também tem dado o que falar o Encontros PROPMARK. O publicitário Roberto Duailibi inaugurou a série que, ao menos duas vezes por mês, promove encontro de executivos consagrados com a redação do jornal.
O bate-papo é informal. Os convidados ficam à vontade para falar sobre início e trajetória de suas carreiras. Além de muita informação compartilhada, o bom humor sempre reina em torno da conversa.
Outro grande investimento da Editora Referência, que edita o PROPMARK, foi a edição de aniversário, dos 54 anos do jornal, com data de capa de 20 de maio.
A edição trouxe um levantamento exclusivo da Kantar com as 20 marcas mais inovadoras do país. A edição especial de aniversário também estampou nas suas páginas a cobertura completa do Fórum PROPMARK, que debateu principalmente a criatividade. Foram 154 páginas no total. A capa foi criada por Paschoal Fabra Neto, com fotos de Rodrigo Cardoso.
Confira a retrospectiva PROPMARK 2019:
Expectativas sobre novo governo e despedidas marcam início do ano
Aquisições, movimentações e nomeações dão o tom do 2º trimestre
Terceiro trimestre evidencia transformação do mercado
Quarto trimestre tem mudanças, novos ciclos e planos para 2020
Mais lidas no site PROPMARK mostram 2019 tragicômico
Simplicidade criativa marca ano da propaganda brasileira em Cannes