A diretora de planejamento Elaine da Cruz é a nova integrante do núcleo de inteligência criativa da Publicis, formado pelo também diretor de planejamento Thiago Delfino e pelos diretores de criação Leo Macias e Kevin Zung, todos coordenados pelo cco e coo Hugo Rodrigues.

Nos últimos 20 anos, ela teve sua carreira dividida em dois períodos: na primeira década, na Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), que é vinculada à Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo; e, nos 10 posteriores, no mercado imobiliário, tendo passado por Abyara e Tecnisa, em ambas como diretora de inteligência de mercado. “Eu estava do outro lado do balcão e trago experiências interessantes para uma agência. Sou socióloga por formação e na Fundação Seade aprendi a fazer a leitura de estudos socioeconômicos e demográficos. Já do mercado imobiliário, trago o know-how em pesquisas de mercado, pois estive sempre muito próxima dos atos do consumidor em sua própria casa, onde desenvolvi um olhar antropológico do relacionamento das pessoas com o que elas consomem no dia a dia”, afirma, dizendo que isso lhe deu a percepção de como desenvolver novos produtos, mais interessantes e adequados a cada tipo de consumidor.

Segundo Elaine esse “olhar antropológico” também a ajudou a entender o significado das marcas e como é feito o trabalho de branding para que os consumidores sejam seduzidos. “Por que, por exemplo, as pessoas colocam determinadas marcas dentro de sua cozinha? O que motiva as escolhas? É isso que devemos entender e o convite da Publicis é para que eu traga para agência uma nova visão, de quem vem de outros mercados”.

A executiva também abordou as redes sociais, dizendo que esse fenômeno apenas tornou mais rápido e difundiu com mais força o ato do consumo. “A diferença é que hoje as marcas atingem as pessoas com mais rapidez e força. Mas o sentimento de consumo é o mesmo”, ressalta.

O núcleo de inteligência criativa foi criado para consolidar a integração dos departamentos de criação e planejamento na agência. Procura trabalhar na prática a criação conjunta, sempre focada no resultado, com o objetivo de otimizar os processos e aumentar a eficácia, estimulando também os profissionais envolvidos a “pensar e trabalhar como gestores da comunicação dos negócios dos clientes”.