Uma parceria entre a brasileira Aunica e a norte-americana PubMatic irá trazer um pacote de soluções para publishers no país rentabilizarem conteúdo pela internet. A tecnologia permitirá que segmentos como portais, sites de grandes empresas de mídia e uma variedade de páginas de internet que atraem audiência e podem gerar receita com anúncios façam venda programática de publicidade.
O setor de mídia é um dos mais efervescentes com o crescimento do consumo online de conteúdo, mas também é o que mais tem sofrido os revezes do digital. No Brasil, o investimento publicitário tem migrado gradativamente de veículos impressos para os digitais – a web já tem o segundo maior share no bolo publicitário –, e publishers buscam saídas para repor com o digital a receita antes obtida com o papel. Com a parceria, a PubMatic acredita que pode abrir um novo capítulo na comercialização de publicidade para publishers no país. “Temos compradores estrangeiros que demandam espaço publicitário entre os publishers brasileiros e está crescendo também a demanda de compradores locais”, aponta Connie Spence, executiva de contas da companhia norte-americana, que tem escritórios em Nova York, Londres, Paris, Munique e no Vale do Silício.
Connie explica que um dos diferenciais da tecnologia está na seleção dos vendedores e dos compradores pela ferramenta. De um lado, estão publishers com alta audiência e, de outro, clientes que casam com os critérios estabelecidos pelos publishers. Uma ferramenta de leilão em tempo real (a RTB – Real Time Bidding), ao combinar diferentes clientes, garante o melhor preço por anúncio. “Temos um algoritmo proprietário que garante sempre o valor mais alto”, explica Cindy Lee, diretora de marketing de produto e de treinamento da companhia.
Esse é o primeiro movimento da companhia na América Latina. O Brasil foi escolhido para ser o primeiro país onde ela comercializará a solução devido sua alta audiência online. De acordo com a consultoria eMarketer, um em cada três usuários de internet na região reside no Brasil. “Temos um mercado muito desenvolvido. Os publishers usam a audiência, que é alta, e os dados coletados sobre ela como ativos [para o mercado anunciante] e acreditamos que, nesse sentido, há bastante espaço para crescer”, analisa Rafael Pallarés, diretor de publisher da Aunica. O executivo assumiu a diretoria em março. Antes, estava no escritório do Terra em Nova York, onde era responsável pelo desenvolvimento do mercado latino-americano de publicidade online.
A PubMatic atende editores de diferentes segmentos, de portais de notícias a sites de e-commerce, como The Daily Beast, Business Insider, Dailymotion, PayPal e eBay. De acordo com Evan Adlman, vice-presidente da companhia, uma das oportunidades no segmento de mídia é o conceito mais amplo do que é um publisher. Segundo ele, um editor é aquele que atrai audiência significativa e, assim, se torna um canal para compradores. “Nos Estados Unidos, por exemplo, varejistas estão aceitando publicidade online. A Target tem 27 milhões de usuários por mês em sua página. Dados mostram que 97% dos visitantes não realizam nenhuma compra e os varejistas estão começando a criar conteúdo para atingir essa audiência. É um fenômeno que já está se tornando o novo normal”, cita.
Mobile
O consumo de notícias pelo smartphone fez do mobile um enigma para os publishers: os índices de crescimento são altos, mas a geração de receita não acompanha o mesmo ritmo. De acordo com Cindy, a empresa trabalha em soluções para o mobile e está atenta para a presença de dispositivos móveis no país. “Acreditamos que os brasileiros irão acessar seus smartphones muito mais durante a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016 e estamos trabalhando para preparar publishers e clientes para um inventário de qualidade durante esses eventos globais”.
A meta das duas companhias é ter, até setembro, entre 15 e 20 contratos fechados com a solução para publishers. O tempo de implantação da tecnologia varia de duas semanas a um mês.