“Nenhuma mídia vai desaparecer. Todas vão se interligar e trabalhar de forma convergente”. Esse foi o tom da palestra do publicitário Washington Olivetto, chairman da W/McCann, durante o Fórum E-commerce Brasil 2015, realizado nesta quarta-feira (29), em São Paulo.
Segundo ele, não existe mais profissional que seja só analógico ou digital, todos têm que trabalhar em todas as áreas e isso já é uma exigência do mercado. “O objetivo de qualquer estratégia é vender, construir uma marca ou um relacionamento com o consumidor. Para isso é fundamental que exista uma grande ideia, que é o ponto em comum entre todas as mídias e é em cima disso que trabalhamos.”
Olivetto lembrou várias campanhas que entraram para a história da publicidade e que foram criadas por ele. Entre elas, “Garoto Bombril”, “Meu Primeiro Sutiã”, da Valisere, além da mais recente, criada para o presunto Seara, que trava uma disputa direta com a Sadia, ex-cliente de Olivetto na época da W/Brasil. “A marca da BRF quer colocar a Seara para brigar com a Perdigão, que tem menos relevância para o consumidor, mas queremos concorrer com a Sadia.” Segundo ele, a campanha da Seara teve grande repercussão e, por isso, está incomodando a concorrência.
Outro ponto abordado pelo publicitário foi o cenário econômico atual. “O Brasil está passando por um momento de “desotimismo” e isso é péssimo para o negócio. “A sensação é que estamos nos distanciando do mundo. Para se ter uma ideia, em dezembro de 2014, a WMcCann teve o maior crescimento de uma agência grande desde 1998, recorde que pertencia à antiga W/Brasil. Já em junho, tivemos o pior primeiro semestre nos últimos cinco anos, desde a fusão entre as agências. Mas isso aconteceu com todo o mercado, tanto que mantivemos nosso lugar no ranking de agências, divulgado pelo Ibope, que é a quinta posição”.