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Mesmo em plena fase de transição com o incremento e as transformações de tecnologias, muitas pessoas continuam distante de tudo o que está acontecendo, disse Francisco Varela, diretor de parcerias globais do YouTube. “Precisamos conectar mais pessoas”, ressaltou. De acordo com ele, “apenas” dois bilhões de pessoas, entre os sete existentes estão conectadas à internet de alguma forma.
A afirmação de Varela foi feita em palestra na edição do Congresso 2.0, realizado entre os dias 15 e 16, em São Paulo. “Imaginem o potencial criativo e de inovação quando atingirmos os cinco bilhões de pessoas”, continuou. Para ele, o processo em curso, se der certo, tratá “implicações fantásticas” para a realidade das pessoas.
Para ajudar na processo, a plataforma de vídeos do Google tem investido também na criação de serviços especiais, como a versão para TV e devices congêneres, assim como em mobile. “Eu sou apaixonado pela possibilidade de expansão de TV e mobile para trazer novas pessoas para compartilharem novas ideias e criatividade”. Os olhos do YouTube, porém, parecem brilhar para os dispositivos móveis, tanto para exibição quanto produção. Segundo Varela, pesquisas apontam que o acesso à internet por celular superará o uso do velho PC. Na geração de conteúdo, apenas duas horas de vídeo são criadas a partir dos de dispositivos móveis. No geral, o YouTube recebe atualmente 60 horas de vídeo a cada minuto.
No caso da participação em TVs, o YouTube investe em um produto com entrega de alta qualidade. “É como se fosse um canal pessoal”, aludiu, para representar as possibilidades múltiplas de escolhas de conteúdo, resultado de várias parcerias com fornecedores. As TVs, que ainda são centrais para as experiências dos consumidores, de acordo com ele, são atraentes também pelo hábito de consumo que os usuários mais novos fazem. Entre jovens de 8 a 24 anos, 80% assistem TV ao mesmo tempo que fazem uso de algum outro apetrecho tecnológico, como tablets e celulares, apontou.