Final do Rock in Rio, Brasil Game Show, Black Friday, CCXP e Natal. Eis alguns eventos que mexeram com o mercado de outubro a dezembro. Mas entre eles, nada de marasmo: agências, anunciantes e veículos mudaram peças e revelaram novidades para 2020.

Marcia Esteves deixou a Grey Brasil para ser CEO na Lew’Lara\TBWA, onde iniciou em dezembro. Na antiga casa há cinco anos, era presidente e CEO desde 2018. Dias depois, Elise Passamani e Adriano Matos, líderes de operação e criação, respectivamente, também deixaram a agência.

O Grupo Dentsu Aegis Network (DAN) somou novidades. Em outubro, Eduardo Bicudo assumiu o comando e, em dezembro, a iProspect, de marketing full performance, ganhou novo diretor-geral no mercado brasileiro. O DAN também comprou a Chef, agência digital e de experiência do consumidor na Colômbia.

No mesmo mês, a S4Capital, de Martin Sorrell, anunciou que sua operação de conteúdo digital MediaMonks e a Firewood, agência de marketing digital, teriam uma fusão. Já a Accenture Interactive inicia processo de expansão internacional da Droga5. A empresa, com escritórios em Nova York e Londres, passará a ser um nome mais global.

Em novembro, no Brasil, Cris Pereira Heal substituiu Ligia Vulcano como chief business officer na SunsetDDB. No mesmo mês, a Leo Burnett Tailor Made ganhou a conta de marketing da Nivea após vencer concorrência envolvendo Y&R e Lew’Lara\TBWA. Por fim, a união das agências Content House, CoCreators, Content Studio e Smash deu origem à holding The Content Group.

Anunciantes também se movimentaram. Após quase 30 anos, Bernardo Pinto Paiva deixou a Ambev. Em janeiro, Jean Jereissati Neto assume como diretor-geral e presidente da zona América do Sul da companhia. Peugeot S.A. (PSA) e Fiat Chrysler Automobiles (FCA) firmaram acordo de fusão para formar a quarta maior montadora do mundo. Seguindo tendências em busca de novos consumidores, marcas ampliam produtos: Volkswagen apresentou modelo híbrido, Heineken fez versão sem álcool, e Seara criou linha vegana.

Já na mídia, em novembro, Alberto Pecegueiro deixou a direção-geral da Globosat e Renata Abravanel foi apresentada como nova presidente do Grupo Silvio Santos em 2020. Em dezembro, Viacom e CBS anunciaram conclusão da fusão, e a Exame foi vendida para BTG Pactual.

A Black Friday, que este ano inspirou projetos multiplataformas para anunciantes, teve faturamento de R$ 3,2 bilhões no varejo online brasileiro, segundo a Ebit|Nielsen (23,6% maior que 2018, com R$ 2,6 bi). Se de um lado o período foi de vendas, do outro, destaque para emoções. O Natal inspirou campanhas emocionantes, como A Holiday Reunion, com o reencontro de E.T com Henry Thomas, intérprete de Elliott, após 37 anos; o filme Excitable Edgar, da John Lewis, com dragão que solta fogo ao ficar feliz, e o curta Brilhe do seu jeito, da Publicis para o Bradesco.

Em premiações, o Brasil fechou o El Ojo de Iberoamérica com 250 troféus e a Africa como Agência do Ano. Já o Porta dos Fundos ganhou um Emmy Internacional em Comédia.

Novembro teve ainda homenagens. PROPMARK e seu publisher, Armando Ferrentini, foram celebrados no 4º Congresso Brasileiro de Live Marketing, da Ampro.

A morte do apresentador Gugu Liberato, aos 60 anos, parou o país e mostrou a força de seu legado na comunicação. Outra grande perda foi Maurício Sherman, diretor da TV Globo, aos 88 anos.

Na ‘guerra dos streamings’, a Disney+ estreou para Estados Unidos, Canadá e Holanda, e dias antes a Netflix anunciou ter 158 milhões de assinantes no mundo. Também houve barulho no mercado de voz: em outubro Amazon trouxe Alexa e dispositivos Echo para o Brasil, e no mês seguinte foi a vez do Google Nest Mini, smart speaker com o assistente da empresa integrado.

Nos anúncios para 2020, Cannes Lions terá a nova categoria Creative Business Transformation Lions, e Globo uma estrutura unificada: TV Globo, Globosat, Som Livre, Globo.com, Globoplay e DGCorp em nova empresa que receberá o nome Globo.

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