O Super Bowl vencido pelo New England Patriots contra o Seattle Seahawks, no domingo (1), foi um dos mais emocionantes da história. No entanto, segundo a pesquisa “Finger on the pulse survey”, da Horizon Media, nem todos os mais de 114 milhões de telespectadores – audiência recorde do evento – assistiram a transmissão exclusivamente pelo jogo.

De acordo com o levantamento, 47% dos norte-americanos, quase metade dos três mil entrevistados, declaram gostar de ver o espetáculo pelos comerciais. Além disso, 78% consideram o Super Bowl o evento esportivo que apresenta os melhores anúncios publicitários.

Dados adicionais mostram que 58% afirmam assistir o jogo porque se consideram fãs incondicionais do esporte, enquanto que 52% das mulheres e 41% dos homens dizem ver o jogo também pelas propagandas.

A pesquisa ainda revela que está crescendo o número de pessoas que conferem a final da NFL ao mesmo tempo que usam as mídias sociais. Este ano, 33% dos perguntados disseram que poderiam estar conectados às redes durante o jogo contra 26% do ano passado. Quando a pergunta se referia ao equipamento, 27% assumiram a intenção de utilizar smartphones e 14% tablets.

“É um claro sinal comprovando que os anunciantes devem continuar fazendo grandes investimentos no evento”, diz Kirk Olsen, vice-presidente de Trendsights da Horizon Media, responsável pelo levantamento.

A pesquisa foi realizada dias antes do último Super Bowl.

Inédito

Além da audiência recorde, o Super Bowl 2015 teve, pela primeira vez, a veiculação de um anúncio de governo estrangeiro. Para atrair viajantes norte-americanos, o Ministério do Turismo do Equador pagou R$ 2,9 milhões pela transmissão regional de um comercial de 30 segundos nas cidades de New York, Seattle, San Francisco, Los Angeles, Dallas, Houston, Denver, Atlanta, Miami, Chicago, Boston, Philadelphia, New Jersey e Washington.

Também foram realizadas propagandas em outros meios como suporte ao comercial transmitido no intervalo do jogo. No total, o investimento do país sul-americano chegou a U$ 3,8 milhões.

Segundo as fontes do governo equatoriano, a ação fez parte da campanha internacional “All you need is Ecuador”, que conta com comerciais em diferentes versões mostrando as belezas do país com a trilha sonora da canção dos Beatles em ritmo adaptado para uma quase bossa nova.

A estratégia é atrair turistas com poder aquisitivo para viagens de férias. De acordo com o anunciante, aproximadamente 259 mil norte-americanos visitaram o Equador em 2014. Na mira de aumentar esse número, o ministério responsável pela fomentação do turismo resolveu atingir uma audiência 400 vezes maior com o comercial de 30 segundos. A expectativa é que o investimento seja recuperado rapidamente, tornando o gasto em algo como 1% do valor que pode ser obtido com o incremento da entrada de turistas no país.

Confira o primeiro comercial de um governo estrangeiro no Super Bowl:

https://www.youtube.com/watch?v=toZaCpIzDqg&sns=fb

Com informações do Warc, BBC e The Wall Street Journal