O fenômeno multitarefa e o crescimento de cargas horárias no ambiente de trabalho acabaram deixando a divisão de uma vida profissional e pessoal para trás. Por conta disso, cada vez mais empresas brasileiras investem em programas de benefícios oferecidos para seus colaboradores. Além de atrair e reter talentos, tais ações ainda fazem com que o funcionário se sinta engajado e mais feliz para enfrentar toda a responsabilidade que vem pela frente.
É relativamente fácil identificar pessoas felizes no ambiente de trabalho, entretanto é um desafio manter todos engajados e comprometidos com a busca dos melhores resultados para a empresa. Ter em sua equipe um funcionário comprometido vai muito além de estar satisfeito, mas sim em sentir paixão e estar conectado com os objetivos da empresa. Naturalmente, quanto mais alto o índice de engajamento, maior será a produtividade, a lucratividade e menor será o índice de rotatividade das pessoas.
Uma pesquisa realizada recentemente pela Diesporte (Diagnóstico Nacional do Esporte) aponta que 45,9% da população brasileira não pratica atividade física, representando 67 milhões de pessoas em todo país. Por conta disso, o oferecimento de benefícios não financeiros tem se tornado umas das alternativas mais procuradas por empresas de diferentes tamanhos e segmentos. Querendo o bem-estar do funcionário e oportunidades para uma melhor qualidade de vida, os programas conseguem promover a melhora em várias frentes, como nas áreas de saúde, esporte, lazer, cultura, combatendo o stress do dia-a-dia e ajudando psicologicamente.
É possível perceber que a causa do sucesso deste tipo de oferta das empresas vem, justamente, da melhora do desempenho dos funcionários, que passam a ter mais motivação em seu trabalho e um vínculo maior com a corporação. Dito isso, fica mais fácil entender a necessidade de mudança e avanço dessa geração de trabalhadores, que está sempre em busca de algo novo e animador para manter altos os níveis de motivação e produção.
Portanto, aposte no movimento! Coloque seus funcionários para gastar energia de forma descontraída e leve, para que passem a encarar a empresa não como uma obrigação a ser cumprida, mas sim uma verdadeira parceira na missão de atingir o tão desejado bem-estar.
Priscila Miyamoto é sócia-diretora responsável pela estratégia de marketing do Gympass