A Quem Disse, Berenice?, marca do Grupo Boticário, nasceu no ambiente digital e se desenvolveu ativando todas as suas possibilidades. Em oito anos, além de campanhas e ações com influenciadoras, utilizou diversas ferramentas digitais, entre elas o Espelho Virtual, que permite experimentar as maquiagens direto do site; e o quiz da base, perguntas intuitivas e ilustrativas para auxiliar a consumidora a encontrar seu tom e subtom.
Em 2020, a marca lançou o programa Chega+ de Social Selling, para que consumidoras pudessem também atuar vendendo de forma adaptada para os meios digitais, ao passo que já estavam visando expandir os canais de compra para Vendas Diretas também. E isso acontece a partir deste mês de abril.
Renata Gomide, diretora de Branding e Comunicação de Quem Disse, Berenice?, O Boticário, Eudora, Multi B, The Beauty Box, Vult e Beleza Na Web, conta que a marca está entrando com força total neste novo meio. A Venda Direta de será feita via Eu Amo Make, um novo catálogo para as revendedoras do Boticário. “Ele vai contar com os produtos de Intense, Make B e agora, Quem Disse, Berenice? no mesmo lugar. Dessa forma, nós colocamos a marca para a base de revendedores do Boticário e ganharmos força e mais reconhecimento entre as consumidoras deste canal”, explica.
Segundo Renata, além de estar ligada ao lado afetivo, a Venda Direta tem os fatores confiança e acesso. “Sabemos que é um importante canal de sustento para muitos de nossos revendedores e revendedoras que, a partir da venda, conquistam aquilo que sonham. Num período tão delicado como o que estamos vivendo desde o ano passado, estamos oferecendo às nossas revendedoras todas as informações e recursos para que elas possam seguir seus trabalhos de acordo com as normas de proteção recomendadas pelas instituições nacionais e internacionais de saúde. Além disso, oferecemos treinamento virtual e vídeos exclusivos sobre os lançamentos, muitas vezes com as estrelas de nossas campanhas, tudo de forma virtual”, cita.
Mais parcerias e nova linha
Essa não é a única novidade da marca este mês. A marca anunciou parceria com a influenciadora, empresária e ex-BBB Rafa Kalimann. Ela assina a coleção Rosé, que chegou às lojas e no catálogo e canais digitais de venda na última segunda-feira (19). A linha tem quatro batons, dois glosses, dois blushes iluminadores e uma máscara de cílios.
Segundo Renata, esse é um ciclo de muitas novidades para a marca. “Durante todo o processo, pudemos partilhar do seu olhar específico e muito entendido acerca dos desejos de seu público, que ela conhece como ninguém. Durante todo o lançamento, além da live, preparamos uma série de ações muito ligadas aos seus fãs e ao público final para que se sintam parte desse lançamento”, diz.
Recentemente, a QDB apresentou também uma nova linha de cuidados para o corpo. O objetivo é entrar em uma categoria que cresce e que se torna ainda mais relevante nesse momento em que as pessoas estão se cuidando mais.
Para essa estreia, a marca lançou uma ação digital no final de março focada na divulgação da categoria por meio de influenciadores próximos à marca. “Os conteúdos apresentavam a potência da Linha Hidra como uma extensão do skincare já conhecido para os cuidados com o rosto, mas que estamos propondo que se estenda para todo o corpo. Em maio daremos uma continuidade maior nessa ação digital”, conta.
A executiva detalha que a linha Body+Care traz ativos do skincare e são sete produtos: Loção Hidratante Hidra 200ml e 400ml, Spray Desodorante Corporal, Sorbet Hidratante Desodorante Corporal, Esfoliante Corporal, Sabonete para Corpo e Mãos e Creme Hidratante para Mãos. “Os produtos contam com fórmulas enriquecidas com colágeno vegetal, um ativo biotecnológico que replica a função do colágeno na pele garantindo hidratação e firmeza, como um efeito lifting. Além disso, os produtos contam também com extrato de lichia, uma superfood que auxilia na hidratação da pele, tem ação protetora e é antioxidante, pois é super rica em vitaminas do complexo B”, afirma Renata.
Dia do Beijo
Na semana passada, a marca viveu uma de suas principais datas: o Dia do Beijo. Todos os anos a marca distribui batons para as clientes. Mas com a pandemia, este foi o segundo ano com desafio de realizar essa experiência através do ambiente digital. “O mercado de beleza é sobre cuidado, acima de tudo. E, neste momento, estamos tentando levar este cuidado para nossos parceiros. Queremos construir junto com nosso público, e estar com ele em suas vidas, decisões e levar a melhor experiência. Nós falamos de beleza e cuidados dentro de um ideal de liberdade e proximidade. Temos um público muito próximo da gente, justamente porque dividimos ideais. Isso desde quando começamos, em 2012, a nos referir às nossas clientes como “berês”. Criar laços com nosso público sempre foi nossa missão, que certamente se reforça com essa ação”, avalia.
Na dinâmica deste ano, os beijos que estão sendo perdidos foi o fio condutor da estratégia. A ação aconteceu de 5 a 13 de abril (Dia do Beijo), no perfil @beijosperdidos, criado especificamente para essa ação. O perfil virou uma galeria digital de beijos e histórias sobre beijos que não aconteceram ainda. “Para participar, deixamos disponível uma landing page para que as pessoas preenchessem alguns dados de acordo com o regulamento específico, e indicar o perfil ou e-mail de quem fosse receber o beijo enviado. A partir deste cadastro, a marca iniciou o movimento de divulgação dos beijos e histórias em forma de conteúdos no perfil. Em seguida, a pessoa indicada durante a inscrição recebia uma notificação via Instagram ou E-mail que diz “Você recebeu um beijo perdido!”. Aqueles que se inscreveram para participar da ação, receberam um cupom que dava direito a um batom grátis nas compras a partir de R$49″, detalha.
A Landing Page teve mais de 24 mil acessos e quase três mil inscrições. Para ela isso reflete o carinho pela ação, aguardada ano a ano. Mais do que distribuir batons, a ativação é uma forma de retornar um carinho para aqueles que sempre estiveram com a gente, de incentivar um gesto de afeto com o outro, o beijo. “Se não o podemos fazer de forma física, estimulamos esse afeito de forma virtual, retribuindo todos aqueles que participaram com um dos itens mais democráticos e clássicos da maquiagem: O batom”, diz.
A ação mais uma vez acontece positivamente apesar do período de distanciamento social exigir que as pessoas escondam parte dos rostos, cobrindo narizes e bocas. Renata ressalta que a marca enxerga este momento como um período de união e reinvenção.
Ela defende que o mercado da beleza é um segmento de cuidado acima de tudo, faz parte da natureza desse setor cuidar das pessoas e agora não seria diferente. “Devemos continuar fazendo a diferença na vida das pessoas e procurar formas de fortalecer parceiros, colaboradores e consumidores. Acreditamos que existem dois movimentos de origem semelhantes e que cresceram paralelamente e apostamos que seguirão como tendência. Um deles é o de autocuidado, da própria rotina, de se observar, se conhecer, se sentir livre consigo mesma, bandeira sempre defendida por Quem Disse, Berenice?. E, paralelamente, o movimento de preocupação e empatia coletiva, de como estamos todos conectados, e as pessoas estão observando com mais intensidade as empresas que expressam este movimento empático em suas ações”, diz.
Como exemplo ela cita as campanhas “Faço por mim” e “Apoie um maquiador”, respectivamente, que aconteceram em 2020 e gerou uma boa resposta dos consumidores.
Ainda neste primeiro semestre, a profissional garante que tem mais coisas previstas, dá um spoiler do Dia das Mães e lembra a cocriação dos batons Mulheres que Amamos, assinados por Gabriela Prioli, Djamila Ribeiro e Mackenzie Dern. “Seguiremos firmes com esse pilar, expandindo ainda mais nossas linhas com nomes extremamente significativos no assunto Beleza e Tratamento. Para mães trabalharemos de forma integrada aos lançamentos que temos previstos para o período, combinando produtos em combos especiais e rentáveis para nossos consumidores, fortalecendo as vendas nos diversos canais como WhatsApp, e-commerce e catálogo Eu Amo Make”, indica.
Para realizar isso e os demais planos da marca para o ano, a QDB tem um grupo de parceiros trabalhando em conjunto com a equipe integrando todas as frentes dos projetos: o hub fixo de agências é composto por Soko (PR), W3haus (Earned Media) e Myrum (Conteúdo e Mídia).
Em março, o Grupo Boticário adotou um novo modelo de gestão operacional, para oferecer mais integração entre as marcas e os diferentes canais de venda. No hub de Quem Disse, Berenice? a equipe é composta por uma gerente responsável por Comunicação e Branding e equipes dedicadas às frentes de mídia, branding, conteúdo e relações públicas.