Nesta quarta-feira (25) durante o evento “Rádio, mercado em sintonia”, promovido pela Abert (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), a Kantar Ibope Media apresentou o estudo analítico “Inside Rádio 2019”.
O principal dado do estudo é o volume de 7.348 anunciantes e 8.928 marcas com presença no meio no primeiro semestre de 2019. O estudo mostra que nesse período 3.541 anunciantes, que nunca tinham incluído o rádio nos seus planos de mídia, aderiram ao meio. No caso das marcas, 5.207 investiram no rádio pela primeira vez.
Melissa Vogel, CEO da empresa no mercado brasileiro, disse na apresentação da análise que o áudio tem a responsabilidade de conectar as pessoas pela emoção e aspectos mais humanos, essencial na era da tecnologia e algoritmos.
A abrangência do rádio tem um volume de 83% nas 13 regiões da amostra do instituto e cada ouvinte dedica quatro horas e meia às programações exibidas no dial dos radinhos comuns (84%), smartphones (20%), computador (3%) e outros devices (4%).