Parte da renda arrecadada com a venda do combustível Shell V-Power, entre os próximos dias 15 de maio e 15 de junho, será doada para o Instituto Ayrton Senna (IAS). A Raízen, empresa licenciada da marca Shell no Brasil, é a responsável por essa parceria inédita no segmento de distribuição de combustíveis. “É a primeira vez que uma companhia de distribuição de combustíveis está fazendo uma ação de marketing de causa”, conta Ingrid Buckmann, gerente de marca e comunicação da Raízen.
“Ayrton Senna sempre esteve ligado com a marca Shell, então isso já dá credibilidade. As grandes vitórias dele que aparecem na mídia eram patrocinadas pela marca, como nos três títulos mundiais conquistados na Fórmula 1”, lembra Ingrid. Por outro lado, de acordo com Viviane Senna, presidente do IAS, é uma grande honra para o Instituto ter a marca Shell como parceira. “Temos certeza de que iremos reeditar as vitórias do Ayrton, dessa vez fora das pistas”, diz Viviane.
Cerca de três mil postos Shell, distribuídos em mais de 580 cidades de 25 Estados, participam da ação. O objetivo da campanha, segundo Ingrid, é contribuir com o desenvolvimento da educação no Brasil. A expectativa é de que, ao final da ação, o valor arrecadado beneficie 67 mil crianças brasileiras. Segundo Leonardo Linden, vice-presidente de marketing da Raízen, a empresa acredita muito no engajamento dos consumidores nessa ação.
A campanha “Narrador”, que divulga a ação e foi criada pela JWT, é composta por filme, anúncios de jornal, spot de rádio, mídia online, posts na fan page do IAS e da Raízen e material de PDV. “A campanha é on e offline e conta com ativações no Facebook”, conta Ingrid. O filme, produzido pela Volcano Hotmind, mostra um paralelo das vitórias do piloto Ayrton Senna e do protagonista do filme, Jean, um estudante beneficiado pelo Instituto.
Fundado em 1994, por desejo do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna, o Instituto Ayrton Senna trabalha para desenvolver o potencial das novas gerações, na área da educação. Anualmente, o Instituto Ayrton Senna capacita 75 mil educadores e seus programas beneficiam diretamente cerca de dois milhões de alunos em mais de 1.300 municípios nas diversas regiões do Brasil. “É uma ONG muito séria e de credibilidade. É um privilégio. Esperamos que seja uma parceria de longo prazo”, finaliza Ingrid. O investimento anual da marca em marketing é de R$ 150 milhões.