A Ray-Ban, marca de óculos fabricada pelo grupo italiano Luxottica, promoverá uma série de iniciativas no Brasil a fim de celebrar seus 75 anos. As ações têm como principal destaque o livro “Setenta e cinco”, que trará 75 fotos de personalidades de diferentes áreas nascidas a partir de 1937, entre elas a cantora Ângela Rô Rô, a atriz Elke Maravilha, o rapper Emicida, o cineasta Heitor Dhalia, o cantor Luis Melodia, a atriz Laura Neiva e o diretor de teatro Zé Celso Martinez Corrêa. As imagens foram feitas por Bob Wolfenson, considerado um dos maiores fotógrafos do país. “Tivemos o cuidado de selecionar pessoas que fizeram algo de irreverente ao longo desses 75 anos, que quebraram paradigmas de sua era e lutaram para mudar as regras do jogo”, afirma Ennio Perrone, diretor de marketing e produto da Luxottica.
A publicação terá como base a plataforma “Never hide”, lançada pela Ray-Ban em 2007 e que visa incentivar os consumidores a tornarem suas vidas mais alegres e coloridas. “Na época do lançamento de ‘Never hide’, a Luxottica ainda estava se desenvolvendo no país e, por isso, a plataforma não foi bem explorada por aqui. Vamos retomá-la com força a partir de agora”, explica Perrone. O livro, publicado em edição limitada, não estará à venda e será distribuído apenas para clientes e fãs em eventos da marca e por meio de concursos. Informações sobre o projeto, making of e fotos estarão disponíveis ao público no site da Ray Ban e em sua página no Facebook a partir do próximo dia 23.
Ainda como parte das comemorações, será veiculada no site da marca uma série de seis vídeos intitulados “75: meet the legends” (“75: conheça as lendas”). Os filmes, com produção musical de Daniel Ganjaman, apresentarão duetos entre lendas da música brasileira e artistas da nova geração. Garotas Suecas e Elza Soares; Emicida e Wilson das Neves; Luiz Melodia e Karol Conka; Jorge Mautner e Tulipa Ruiz; e Forgotten Boys e Tony Tornado são algumas das duplas formadas. “A Ray-Ban tem sua imagem muito vinculada ao universo da música. Já participamos de vários festivais ao redor do mundo e sentimos que era a hora de desenvolver um projeto que fosse a cara do Brasil”, ressalta Perrone. Serão realizados eventos em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre para divulgar o livro e a série ao público. Ambos os projetos foram criados em parceria com a agência Vice.
Presença no Brasil
O Brasil é o quinto mercado em vendas da Luxottica no mundo, atrás de Estados Unidos, Itália, França e Espanha. A meta da companhia é que, até 2015, o país salte para a segunda posição. Para tanto, conta com as facilidades da produção local, possibilitada graças à compra, no ano passado, da Tecnol, fábrica brasileira que produz armações para Forum, Pierre Cardin e Benetton. Com a operação, a companhia pretende desenvolver novos produtos com mais agilidade e reduzir em 30% o tempo entre encomenda e entrega nas lojas. “Com a produção nacional, conseguimos desenvolver produtos focados no consumidor brasileiro e, assim, atender suas particularidades, como a preferência por armações de metal as de acetato, por exemplo”, destaca Perrone, que nega haver relação direta entre a produção no país e a queda nos preços dos produtos. “A questão do preço do produto não depende de onde ele é feito, mas, sim, de qual o posicionamento correto para determinado mercado. O que importa é quanto o consumidor daquele país está disposto a pagar. As vantagens estão mais ligadas ao nível do serviço do que a uma redução de custos”.
Para Ennio, a Luxottica também se fortalecerá no Brasil com o crescimento do mercado de luxo no país e a consequente chegada de marcas como Prada, Miu Miu e Gucci, licenciadas pela companhia. “Atualmente, os óculos deixaram de ser vistos como acessórios funcionais e se transformaram em acessórios de moda. Quanto maior o desenvolvimento do mercado de luxo, assim como o de moda, melhor para a Luxottica”.