Depois de promover grandes campanhas como “Crack, nem pensar”, fazendo um alerta aos riscos da droga, e “O amor é a melhor herança”, que incentivava a denúncia de maus tratos à infância usando monstrinhos como personagens, agora a RBS elege a educação como tema de sua nova campanha social.
O grupo lançou na semana passada a campanha institucional “A educação precisa de respostas”. Além da ação publicitária, criada pela DM9Sul, o trabalho também envolve as áreas editorial e institucional da companhia a fim de incentivar uma grande mobilização. A bandeira engloba toda a plataforma multimídia do grupo, envolvendo seus mais de seis mil colaboradores.
Promovida em conjunto com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, a campanha tem o objetivo de conscientizar a sociedade, fiscalizar e cobrar o poder público em prol da educação, além de estimular e valorizar ações concretas de transformação nessa área. E parte de seis perguntas: por que, mesmo sendo a 6ª economia do mundo, o Brasil ainda está no 88º lugar no ranking mundial da educação?; por que 34,5% dos alunos do Ensino Médio não estão na série correspondente à sua idade?; por que é importante os pais participarem da vida escolar dos seus filhos?; por que apenas 2% dos estudantes querem seguir a carreira de professor?; por que 89% dos estudantes chegam ao final do Ensino Médio sem aprender o esperado em matemática; e por que a maioria dos alunos matriculados no último ano do Ensino Fundamental não aprende o mínimo considerado adequado?
“A grande vocação da RBS é promover o engajamento em temas relevantes para sociedade nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Neste sentido, a gente espera mobilizar a comunidade em torno da causa e promover um benefício para todos, pois não existe nada mais importante que a educação”, comenta Eduardo Melzer, presidente do Grupo RBS. Para o executivo, o tema transcende gerações e visivelmente é uma das maiores deficiências que nós temos no país. “Educação de qualidade é uma lacuna importante e estamos engajados nesse sentido, pois se trata de uma condição indispensável para o desenvolvimento e crescimento do Brasil”, complementa.
A ação foi lançada com um “Painel RBS” especial sobre a qualidade da educação. O programa de televisão transmitido ao vivo, realizado em Porto Alegre, contou com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante e dos secretários da Educação dos governos de Santa Catarina, Eduardo Deschamps, e do Rio Grande do Sul, José Clóvis Azevedo. O conteúdo está disponibilizado no site especial do tema, o “Precisamos de respostas”, onde a comunidade pode participar enviando suas perguntas sobre educação. Marcio Callage, presidente da DM9Sul, diz que a ideia do site é criar um canal de diálogo com a sociedade, estimulando a disseminação de bons exemplos e um fórum qualificado de discussão.
Já o filme criado pela agência provoca a população a refletir sobre a qualidade da educação. Anúncios impressos, spots de rádio e peças para internet também seguem a mesma ideia, baseada na logomarca do projeto, que tem como símbolo o dedo indicador levantado, gesto habitual de quem quer fazer uma pergunta. Na produção, em um tom sério e de urgência, personagens representando diferentes setores da sociedade como pais, alunos, professores e empresários lançam perguntas utilizando o gesto.
Para chegar ao conceito da campanha, a agência mergulhou fundo no tema, reunindo-se com especialistas na área, editores do Grupo RBS e equipe da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Segundo Callage, a DM9Sul percebeu que a educação no Brasil está cercada de questionamentos. “E não existe apenas um problema, mas vários. A campanha quer estimular a sociedade a questionar e fazer as perguntas para gerar um debate em busca das respostas necessárias.”, diz. A criação é de João Pedro Vargas e Márcio Fritzen, com direção de Rafael Bohrer e Marco Bezerra. A produção é da Zeppelin Filmes, com direção de cena de Rogério Souza e trilha da A9.