Pela primeira vez no júri do Cannes Lions, Giovanni Vannucchi representará o Brasil na competição Design. Sócio-diretor da Oz Estratégia+Design, ele afirma que um dos maiores desafios da área é a introdução de tecnologia de maneira pertinente com o projeto desenvolvido, o que exige uma atualização constante dos profissionais. “O bom design é aquele que consegue se conectar emocionalmente com seu público, sempre com um altíssimo grau de execução.” Nesta entrevista, Vannucchi também fala sobre a importância de Cannes para a indústria e o valor de ganhar um Leão. “Por todo rigoroso processo de avaliação e premiação, receber um Leão dá muita credibilidade e valor para a agência premiada.”
Júris
Já participei de outros júris internacionais. Sempre é muito interessante, pois você tem a possibilidade de entrar em contato com muitos trabalhos que, de outra forma, não necessariamente teria acesso. Alguns dos júris de design dos quais tenho participado são exclusivamente online e assim perdemos essa oportunidade única de compartilhar diretamente experiências e conhecimento com os outros profissionais “ao vivo”.
Seleção
Pela importância do Cannes Lions, os projetos enviados pelas agências vêm de uma rigorosa seleção do que melhor elas produziram nesse último ano. Dessa forma, espero ver o top do design mundial.
Design
O design tem assumido uma importância cada vez maior, não só para as empresas, mas, com certeza, para a sociedade. Desta forma, entender cada vez mais profundamente o público com quem vai se comunicar e a partir daí criar trabalhos realmente relevantes é um grande desafio. E a introdução de tecnologia de maneira pertinente com o projeto desenvolvido exige uma atualização constante dos profissionais.
Conexão emocional
O que buscamos, nas várias áreas do design, é que a experiência do público seja única e relevante. Desta forma, o bom design é aquele que consegue se conectar emocionalmente com seu público, sempre com um altíssimo grau de execução: uma excelente ideia, inovadora, com solução impecável. Trata-se de descobrir no meio de todo o design feito o que realmente não é só correto, mas surpreende.
Tendência
Pelo que tenho visto até agora, no prejulgamento online, soluções em que a tecnologia tem um papel muito importante na experiência do público estão aparecendo com muita frequência, como uma tendência.
Credibilidade
Cannes Lions é uma oportunidade de networking poderosa, pois você tem a oportunidade de encontrar profissionais de várias partes do mundo, e com reconhecida atuação em seus países de origem. Temos também os prêmios: por todo rigoroso processo de avaliação e premiação, receber um Leão dá muita credibilidade e valor para a agência premiada. E, por fim, o conteúdo das palestras é excepcional, pois não se restringe ao mundo da comunicação, trazendo conferencistas das mais diversas áreas de atuação: pode ser um músico, um monge, um ator…
Oportunidade
Como representante do Brasil no Comitê Assessor da Bienal Iberoamericana de Design, de Madri, tenho tido oportunidade de ver o muito do que se tem produzido. Além disso, a internet também te possibilita um olhar amplo. A soma de várias dessas experiências te dá um background que permite entender o que realmente é um projeto que se destaca em meio a tudo que se tem produzido.
Reconhecimento
Mesmo tendo participado de outros júris e de ser convidado a dar palestras em vários eventos, nacionais e internacionais, essa indicação (ao júri de Cannes), com certeza, sinaliza um significativo reconhecimento de minha carreira profissional, uma vez que estamos falando do principal festival de criatividade do planeta. É, ao mesmo tempo uma grande responsabilidade, uma vez que estou representando o Brasil nessa categoria.
Leia mais
“Dizem que Deus está nos detalhes, isso é craft”, diz Alessandra Sadock
“Quando se fala sobre Craft em Cannes, é preciso ser lindo, simples”, diz Saulo Rodrigues