O WPP divulgou nesta sexta-feira (1º) os principais números de seu balanço financeiro relativo a 2012. O conglomerado inglês, o maior em serviços de comunicação e marketing do mundo, fechou o ano com receita de US$ 15,7 bilhões — alta de 3,5% em relação ao período anterior. Com isso, a empresa marca seu novo recorde histórico em receita. Em 2011, a operação liderada pelo CEO Martin Sorrell havia ultrapassado pela primeira vez a casa das £ 10 bilhões, chegando a £ 10,022 bi. Este ano, esse montante arrecadado foi de £ 10,373 bi.
A holding divide sua receita em quatro grupos regionais. Deles, apenas a Europa Ocidental (com exceção do Reino Unido, sede da empresa, mensurado separadamente) apresentou queda: -2,6%, totalizando US$ 3,7 bilhões. Entre os demais, o maior salto foi no próprio Reino Unido, onde ampliou suas receitas em 7,7%, chegando a US$ 1,9 bi. As demais divisões correspondem ao grupo formado por Ásia-Pacífico, América Latina, África, Oriente Médio e Europa Oriental, que cresceu 5,7% e atingiu receita de US$ 4,7 bi; e a América do Norte, com US$ 5,4 bi.
Com isso, a maior parte da receita do WPP vem do mercado norte-americano, com 34,2% de share, seguidos por Ásia-Pacífico, América Latina, África, Oriente Médio e Europa Oriental (30%); Europa Ocidental (23,5%) e Reino Unido (12,3%). A América Latina também teve grande destaque em 2012 para o WPP. Em análise de subregiões, o território aparece como o de crescimento mais consistente no ano passado, elevando suas receitas em 13%.
Publicidade e mídia lideram
Entre os diversos negócios do WPP, os ligados a publicidade e mídia se mantêm como principais, tendo correspondido a 41,2% do da receita total do grupo, movimentado US$ 6,5 bilhões em 2012 — alta de 2,8%. O segundo negócio mais rentável da holding no ano passado foi o de branding, healthcare e comunicação especializada, US$ 4,1 bi, 23,3% do total, tendo sido o que mais cresceu: 8%. A área de consumer insights, baseada em serviços de pesquisa, se manteve estável, com alta de apenas 0,1%, rendendo US$ 3,7 bi e correspondendo a 23,7% do bolo. Finaliza a conta a área de relações públicas, que teve receita de US$ 1,4 bi, aumento de 3,6% em relação a 2011 e integra em 8,8% os ganhos totais do grupo.
O WPP fechou 2012 com cerca de 165 mil funcionários regulares, sete mil a mais que no ano anterior. Atualmente, possui pouco mais de três mil escritórios de suas diversas operações em 110 países. Entre as redes controladas pela holding estão Y&R, JWT, Ogilvy, Grey, Wunderman, AKQA, Hill & Knowlton, GroupM, Burson-Marsteller, Kantar, Millward Brown e Mindshare.