Após uma queda de 8,8% em 2022, o relatório Platform Insights da Warc Media apontou para a recuperação da plataforma

As receitas globais de publicidade do Youtube deve atingir a marca de US$ 30,4 bilhões em 2023, representando um aumento de 4%, segundo o relatório Platform Insights da Warc Media.

Outro dado apresentado pelo levantamento foi que, em 2024, essa porcentagem deve subir para 10,3%, atingindo a marca de US$ 33,5 bilhões até o final do ano.

Os números anunciados pela Warc apresentam uma recuperação da plataforma, que chegou a registrar uma queda de 8,8% na receita de anúncios no quarto trimestre de 2022, em relação ao ano anterior.  

"Tem sido um período complicado para o YouTube, que está lutando cada vez mais em duas frentes, contra plataformas de vídeo de formato curto como TikTok, bem como streamers de conteúdo de formato longo. No entanto, à medida que as condições comerciais melhoram na publicidade digital, o YouTube pode esperar uma melhora no crescimento da receita", apontou Alex Brownsell, chefe de conteúdo da Warc.

O varejo continua sendo a categoria mais importante do YouTube para investimento em anúncios e o setor deve gastar US$ 4,1 bilhões em anúncios na plataforma este ano, um aumento de 4,6% em relação a 2022, segundo os dados do levantamento.

Uma pesquisa da Warc com profissionais de marketing na Ásia-Pacífico apontou que o Youtube é a plataforma mais popular de exibição digital e quase metade das marcas (49%) da região exibem seus anúncios gráficos na rede.

A plataforma de vídeos de propriedade da Alphabet, que atinge cerca de 2,07 bilhões de usuários da internet, está procurando ativamente maneiras de estabelecer conexões mais profundas com espectadores, criadores e marcas por meio de estratégias de vídeo em vários formatos.

Uma das estratégias que o Youtube adotou é a priorização do engajamento do Shorts e da TV conectada, além de acrescentar anúncios de 30 segundos que não podem ser pulados pelo telespectador, com o objetivo de ajudar os profissionais de marketing a envolver o público nas telas e atingir as metas de desempenho e construção da marca.