A receita das redes sociais proveniente da publicidade deve crescer em torno de 50% em 2012, de acordo com estimativas do eMarketer. A previsão indica que os anunciantes devem investir US$ 7,72 bilhões em divulgação de suas marcas nas mídias sociais este ano, incluindo espaço pago e presença em jogos e aplicativos. O crescimento deste ano deverá ser mais acelerado que o de 2012, diminuindo de velocidade em 2013 e 2014 – apesar de se manter em dois dígitos. No ano da Copa do Mundo do Brasil, a estimativa é de que o valor investido em publicidade nas redes sociais gire em torno de US$ 12 bilhões.

Facebook leva mais

Aproximadamente metade do montante total investido nas redes sociais será proveniente dos Estados Unidos, ainda de acordo com previsões do eMarketer. Em 2012, o valor aplicado em publicidade nos canais em questão deve ser de US$ 3,63 bilhões, frente aos US$ 2,54 bi investidos no ano passado. Para 2014, a previsão é de US$ 5,59 bilhões – diminuindo levemente sua participação no bolo total. A estimativa aponta o Facebook como a rede de maior receita proveniente da comercialização de espaços publicitários, a receber cerca de US$ 7 de cada US$ 10 investidos pelo mercado americano em 2012. O share do Twitter deve subir dos 5% atuais para 8% até 2014.