Com o objetivo de atrair novos leitores para o meio jornal na Bahia, principalmente entre jovens e a classe C, o “Correio da Bahia” foi completamente reformulado. A mudança abrange o projeto gráfico, o conteúdo editorial, o formato e o preço. O novo produto chega às bancas na quarta-feira (27).

Com o nome “Correio” e acompanhado de um asterisco como novo símbolo, o jornal, voltado ao público AB, passa a focar nas classes A, B e C. “O objetivo não é ser popular, mas mais acessível”, disse, João Gomes, diretor de marketing da Rede Bahia, durante o evento de lançamento do veículo, na quinta-feira (21), em Salvador (BA).

O preço de banca do jornal passa a ser R$ 1 durante a semana e R$ 1,50 aos domingos. Antes, o exemplar custava R$ 1,75. O formato passa de standard para berliner, com paginação contínua sem a divisão por cadernos, mas agora por seções sem número de páginas fixas.

Para fazer a transformação, a Rede Bahia fez uma parceria com a empresa espanhola Innovation, que já participou da reformulação de outras publicações, como “El País”, “The Washington Post”, “Zero Hora” e “O Estado de S. Paulo”.

As mudanças na Rede Bahia são resultados da mudança na governança corporativa, em novembro do ano passado, com a entrada do diretor superintendente Guilherme Laager.

A agência que assina a campanha é a Propeg. O tema é “Porque o mundo também mudou”. Durante toda a semana, teasers intrigaram o soteropolitano com alterações em vários setores. Alguns outdoors, por exemplo, traziam a mensagem “O poder mudou” ao lado de uma foto de Obama. A partir desta sexta-feira (22), será feita uma aplicação sobre as peças mostrando que a notícia estava na capa do novo “Correio”.

O jornal também recebeu um slogan: “O que a Bahia quer saber”.

O evento também serviu para o lançamento da TV digital nas emissoras do Estado. O novo sinal passa a ser transmitido em novembro.

Cristiane Marsola, de Salvador (BA)