Embora tenham recebido bastante atenção do mundo corporativo nos últimos anos, as redes sociais são utilizadas por apenas 36% das empresas no Brasil, sendo que apenas metade das companhias de grande porte utilizam essas plataformas para se comunicarem com seus clientes e exercerem outras atividades.
Os dados são da pesquisa TIC Empresas 2012, realizada pelo Cetic.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação). O estudo analisou a infraestrutura tecnológica e as atividades relacionadas à internet em 6,4 mil empresas atuantes no Brasil.
A pesquisa aponta que pouco mais de dois terços das empresas possuem perfil em alguma rede social. Entre as de pequeno porte, são 33% as que utilizam essas plataformas. O índice aumenta para 43% se analisadas apenas médias empresas e para 50% se consideradas grandes companhias.
Quanto às atividades desempenhadas redes sociais, 78% usam tais plataformas para publicar notícias sobre a própria empresa, enquanto 72% as usam para publicar conteúdo relacionado à sua área de atuação. As que utilizam as redes para responder comentários e dúvidas de seus clientes são 74%.
O uso de sites para marcar presença online é mais disseminado – 55% das empresas têm uma página na web. O dado, porém, também varia de acordo com o tamanho das companhias. Entre as grandes empresas, 87% têm site, índice que cai para 74% se consideradas as de médio porte, e para 48% se analisadas as de pequeno porte.
O TIC Empresas 2012 também mostra dados sobre os domínios utilizados pelas empresas. O domínio “.com.br” é utilizado por 90% das companhias, enquanto o “.com”, o segundo mais popular, é usado por 6%.
Além disso, a pesquisa verificou que as ferramentas “carrinho de compra” e “pagamento online” não são frequentes nos sites das empresas brasileiras. A primeira aparece em 21% das páginas, enquanto a segunda só está presente em 14% delas.